A práxis no trabalho de campo: uma experiência em biogeografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437218

Palavras-chave:

Biogeografia, Ensino de Geografia, Práxis, Trabalho de Campo

Resumo

O texto objetiva refletir sobre como o trabalho de campo pode servir como recurso metodológico para a práxis do profissional da Geografia. Para isso, apresentamos um roteiro metodológico de trabalho de campo desenvolvido em âmbito da disciplina de Biogeografia na cidade de Florianópolis, que se pautou em três fases: gabinete (discussão da ementa da disciplina e levantamento de materiais bibliográficos e cartográficos acerca da área de estudo), trabalho de campo in loco (observação, descrição e interpretação dos dados) e o laboratório (análise, compreensão e representação refletidas através do relatório de campo). Por fim, as reflexões tidas a partir do trabalho de campo mostram que o território está em constante transformação em seus vários aspectos sociais, culturais, e econômico, por isso, entender como essas transformações se materializam nos lugares ainda continua sendo esse essencial para a formação de profissionais críticos e reflexivos acerca do seu campo de estudo, na perspectiva da práxis.

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Biografia do Autor

Luisa Renata Tacca Anghinoni, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

Acadêmica do curso de Geografia-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Pedro Murara, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

Professor Adjunto II da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Graduado em Geografia (Bacharel e Licenciatura pela UNESP - Campus Presidente Prudente/SP). Mestre em Geografia (UFSC). Doutor em Geografia (UFSC) com sanduíche realizado na Università degli Studio di Torino (Itália). Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFFS. Participa como Pesquisador e vice-líder do Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP - UFFS), vice-líder do Grupo de Pesquisa Geografia e Saúde (GeoSaúde - UFFS). Membro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima). Conselheiro Fiscal da ABClima (2018-2020). Desenvolve estudos e pesquisas direcionadas para os temas de Climatologia Geográfica, Clima e saúde e Biogeografia

Alana Rigo Deon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Doutoranda em Educação nas Ciências. Mestra em Educação nas Ciências: área de Concentração Geografia pela Unijui -RS. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Integrante do grupo de pesquisa de Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais na Unijui. Atua principalmente na pesquisa das seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Livro Didático e Cidadania. Atuou como professora do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do RS. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim.

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Anghinoni, L. R. T., Murara, P., & Deon, A. R. (2020). A práxis no trabalho de campo: uma experiência em biogeografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e13. https://doi.org/10.5902/2236499437218

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental