Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439980

Palavras-chave:

Ensino por projeto, Horta escolar, Saberes tradicionais.

Resumo

Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas afim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado “Mãos na terra”, cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento.   

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Biografia do Autor

Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (1999), mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2012). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas e professora da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, espaços não formais, formação de professor, educação ambiental e alfabetização ecológica.

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professor da Universidade de Campinas (UNICAMP) desde 2012, onde ministra disciplina com conteúdo de Geografia física geral e a disciplina de Práticas de geociências na educação básica para estudantes de geografia e geologia. Orienta alunos de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciência da Terra. Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas cursadas na Universidade dos Estudos de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. De setembro de 2010 e março de 2012 trabalhou em Roma no Ministério da Educação. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem, e treinamento de professores relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra assim como a educação ambiental e a divulgação das geociências. Está na coordenação da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra. Desde 2018 é Chair da International Geoscience Education Organization (IGEO), membro do Conselho Executivo das Associação Internacional para a Promoção da Geoética (IAPG) e da Commission on Geoscience Education, Training and Technology Transfer (COGE) da International Union Geological Sciences (IUGS).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Jacaúna, C. L. F. dos S., & Greco, R. (2019). Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e20. https://doi.org/10.5902/2236499439980