Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499439980Palabras clave:
Ensino por projeto, Horta escolar, Saberes tradicionais.Resumen
Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas afim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado “Mãos na terra”, cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: SECADI, 2012.
CARVALHO, J. A. L. Erosão nas margens do rio Amazonas: o fenômeno das terras caídas e as implicações na vida dos moradores. 185 p. (Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGEO/UFF), Niterói, 2012.
CHASSOT, A. Educação com consciência. 2ª Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
D’AGOSTINI, Adriana; TAFFAREL, Celi Zulke; SANTOS JÚNIOR, Claudio de Lira. Escola Ativa. In: CALDART, Roseli Salete. [et al] (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
DEMO, P. Educar pela pesquisa – 9ª Ed. Revista – (Coleção educação contemporânea), Campinas, SP: Autores associados, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: projetos de trabalho. Porta Alegre: ArtMed, 1998.
IRIONDO, M. H. Geomorfologia da planície Amazônica. In: Atlas do Simpósio do Quaternário no Brasil. Anais… 1982. p. 323-348.
MORIN, E. Ciência com consciência. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 1996.
MORIN, E. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NODA, S. do N. Agricultura familiar na Amazônia das Águas. Manaus, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PRADO, R. B.; TURETTA, A. P.; ANDRADE, A. G. Manejo e Conservação do Solo e da Água no contexto das mudanças ambientais. Embrapa Solos. 2010. 486p.
PRO BUENO, A. Reflexiones para la selección de contenidos procedimentales em ciências. In: Albuquerque – Didácticas de las Ciencias Experimentales, 1995.
SIOLI, H. Amazônia: fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. Petrópolis: Vozes, 1985.
SOUZA FILHO, S. M. Pedagogia de hortas: novo foco para essa ferramenta amplamente utilizada pela educação ambiental. 2016. 53 p. Monografia –
Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Faculdade das Ciências Agrárias e da Saúde, União Metropolitana de Educação e Cultura. Lauro de Freitas, 2016.
STERNBERG, H. O'R. A água e o homem na Várzea do Careiro. 2ª Ed. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 1998. 330 p.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Geografia Ensino & Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.