O lugar da Geografia na Política Curricular do Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487984

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Formação de professores de Geografia, Santa Catarina, Proposta curricular, Currículo base

Resumo

Este artigo, originado da pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul, analisa as políticas curriculares no ensino de Geografia em Santa Catarina. O objetivo é compreender como as políticas curriculares para a Educação Básica, que orientam a formação de professores, evoluíram desde a Proposta Curricular do Estado até o Currículo Base do Território Catarinense (Santa Catarina, 2019b). A análise aborda dois marcos históricos: a primeira edição da Proposta Curricular de Santa Catarina (1988-1991) e a versão atualizada de 2014, adaptada às novas diretrizes educacionais nacionais. A Proposta Curricular passou por revisões significativas, com edições importantes publicadas em 1998 e 2005, incluindo a série Tempo de aprender (Santa Catarina, 1999). Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica e documental para explorar a evolução dessas políticas e sua influência no ensino de Geografia e na formação docente. A discussão destaca a importância dessas políticas na orientação educacional de Santa Catarina ao longo de mais de 30 anos. Outro marco teórico relevante é o Currículo do Território Catarinense, entregue para todas as etapas da Educação Básica, desenvolvido em colaboração entre as Secretarias de Estado e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

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Biografia do Autor

Cristian Roberto Antunes de Oliveira, SED – Secretaria de Estado da Educação

Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Educação (UNIPLAC). Licenciado em Geografia (UNIPLAC). Docente da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Professor Universitário no Departamento de Ensino de Geografia do Centro Universitário UNIFACVEST.

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela UNISINOS, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul, RS, Brasil).

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Oliveira, C. R. A. de, & Luchese, T. Ângela. (2024). O lugar da Geografia na Política Curricular do Estado de Santa Catarina. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87984. https://doi.org/10.5902/2236499487984

Edição

Seção

Ensino e Geografia