O estado do conhecimento sobre as temáticas ambientais nas publicações do Boletim Paulista de Geografia - 2001 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499475425Palavras-chave:
Temáticas ambientais, Boletim Paulista de Geografia, Estado do conhecimentoResumo
O presente artigo realiza o estado do conhecimento de temáticas ambientais de uma revista de Geografia, o Boletim Paulista de Geografia (BPG). O objetivo é investigar a abordagem das temáticas ambientais para análise geográfica nos artigos do BPG entre os anos de 2001 e 2021. Realiza-se um breve histórico da importância do BPG em relação ao incentivo do ensino e pesquisa em Geografia. Parte-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa: o estado de conhecimento. O corpus de análise é constituído a partir de uma de suas linhas de publicação do BPG: “Geografia Física e Biológica”. Adotam-se os procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Nesse levantamento, foram selecionados 35 artigos que estabelecem o corpus de análise. Inicialmente, correlacionam-se essas publicações às instituições, autores e escala de análise dessas publicações. A partir do quadro dessas pesquisas, observam-se seis eixos temáticos: a) dinâmicas do ambiente; b) planejamento e preservação ambiental; c) impactos ambientais; d) componentes físicos do espaço e suas relações; e) conceitos ambientais; e f) recursos ambientais. Com base nos resultados desse exame, pondera-se sobre as contribuições das temáticas ambientais para formação de professores e bacharéis de Geografia. Sobre isso, verifica-se a composição de um pensamento geográfico que considera conceitos geográficos (espaço, escala e tempo), o axioma geográfico da relação entre a sociedade e natureza e a mobilização de metodologias e da linguagem cartográfica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. C. de; SANTOS, F. A. dos. Corredores ecológicos e passagens de fauna: estratégias de manutenção da biodiversidade no Parque Estadual do Juquery-SP a partir da Biogeografia da conservação. Boletim Paulista de Geografia, v. 103, p. 123–147, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
ANDRADE, F. M.; QUEIROZ FILHO, A. P. Boletim Paulista de Geografia (1949-2018): uma abordagem bibliométrica. Geousp – Espaço e Tempo, v. 23, n. 2, p. 375-393, ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/157649. Acesso em: 12 jan. 2022.
ARANA, A. R. A.; LIMA, A. M. de. Planejamento ambiental e agricultura familiar no assentamento São Bento III – Mirante do Paranapanema – SP. Boletim Paulista de Geografia, v. 96, p. 111–137, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
AZEVEDO, A. D. Palavras de apresentação. Boletim Paulista De Geografia, v. 1, n. p., mar. 1949. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1418. Acesso em: 12 jan. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. França, Presses Universitaires de France, 1977.
BRITO, D. G. A Geografia Física (?) na formação inicial de professores: um estudo de caso no curso de licenciatura em Geografia da UEPB, Campina Grande-PB. 2021. 224 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
BUENO, M. F. A construção da noção de região amazônica. Boletim Paulista de Geografia, v. 80, p. 51–88, 2003. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
CAMARGO, P. L. T. de. et al. Análise e mapeamento geológico, geomorfológico, pedológico e hidrográfico do município de São Francisco (bacia hidrográfica do Rio São Francisco), norte de Minas Gerais, Brasil. Boletim Paulista de Geografia, v. 101, p. 81–97, 2019. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
CASTRO, S. S. de. et al. Morfogênese e pedogênese em São Pedro (SP). Boletim Paulista de Geografia, v. 100, p. 130–155, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
CAVALCANTI, L. de S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/44546. Acesso em: 12 jan. 2022.
COSTA, D. F. da S.; GUEDES, D. R. da C.; SILVA, D. E. M. (2016). Identificação dos padrões morfométricos dos sistemas lacustres e flúvio-lagunares no litoral setentrional do Rio Grande do Norte. Boletim Paulista de Geografia, v. 94, p. 65–83, 2016. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, Agosto/2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
FOURNIER, J. A natureza da Geografia e a Geografia da natureza. Boletim Paulista de Geografia, v. 78, 97–120, 2001 Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/831 Acesso em: 12 jan. 2022.
GALVÃO, I. de C. C. O ensino de Geografia nas pesquisas: um estado do conhecimento das produções acadêmicas. Signos Geográficos, Goiânia-GO, v.3, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/69785. Acesso em: 12 jan. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo, Atlas, 2002.
GOBO, J. P. A. et al. Avaliação da percepção climática de homens e mulheres e do conforto térmico em Santa Maria – RS. Boletim Paulista de Geografia, v. 96, p. 31–50, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
GOMES, M. C. V.; DIAS, V. C.; VIEIRA, B. C. Magnitude de corridas de detritos na Serra do Mar (SP): avaliação de diferentes métodos de classificação. Boletim Paulista de Geografia, v. 96, p. 51–65, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
KANT, I. Introdução a Geografia Física. GEOgraphia, a. IX , n. 17, 2007.
LOPES, M. R. de C. Boletim Paulista de Geografia (1949-1979): leitura sobre o saber geográfico escolar. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, edição 14ª, Anais [...] Campinas-SP: Unicamp, 2019. p. 907-922.
MATAVELI, G. A. V. et al. Análise das queimadas e da precipitação em áreas de Cerrado do Maranhão a partir de dados do sensor MODIS e do satélite TRMM para o período 2002-2015. Boletim Paulista de Geografia, v. 96, p. 11–30, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09. Acesso em: 12 jan. 2022.
MATOS, L. de J.; VIEIRA, B. C.; FERREIRA, C. J. Avaliação da Vulnerabilidade das Construções às Corridas de Detritos por meio do método PTVA (Papathoma Tsunami Vulnerability Assessment). Boletim Paulista de Geografia, v. 97, p. 42–65, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
PATUCCI, N. N. et al. Inventário de fauna edáfica como instrumento na avaliação de qualidade e biodiversidade de solos. Boletim Paulista de Geografia, v. 96, p. 66–90, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
PINHEIRO, A. C. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses (1967-2003). Goiânia: Ed. Vieira, 2005.
PINHEIRO, A. C. Dez anos de Pesquisa Acadêmica em Educação Geográfica no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba – 2007-2017. Revista Interface, n. 14, p. 6-18, dez. 2017. Disponível em: https://interface.org.br/. Acesso em: 12 jan. 2022.
RAMOS, D. de F.; LIMA, K. N. A.; BORSATO. V. da A. Vulnerabilidade de Campo Mourão - PR aos Eventos Climáticos Extremos em anos de El Niño e La Niña Oscilação Sul. Boletim Paulista de Geografia, v. 97, p. 112–121, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. As abordagens do relevo e suas dinâmicas por professores do ensino fundamental: o conhecimento do conteúdo. Boletim Paulista de Geografia, v. 90, p. 167–178, 2010. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
ROSA, M. R. Comparação e análise de diferentes metodologias de mapeamento da cobertura florestal da Mata Atlântica. Boletim Paulista de Geografia, v. 95, p. 25–34, 2016. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1497 Acesso em: 12 jan. 2022.
ROSS, J. L. S.; FIERZ, M. de S. M. A Serra do Mar e a Planície Costeira em São Paulo: morfogênese, morfodinâmica e as suas fragilidades. Boletim Paulista de Geografia, v. 100, p. 17–38, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1497 Acesso em: 12 jan. 2022.
ROSS, J. L. S.; FIERZ, M. de S. M. A Serra do Mar e a Planície Costeira em São Paulo: morfogênese, morfodinâmica e as suas fragilidades. Boletim Paulista de Geografia, v. 100, p. 17–38, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/519 Acesso em: 12 jan. 2022.
SEABRA, O. C. de L. Bacia do Alto Tietê: a montagem do sistema hidrelétrico de São Paulo e sua problemática. Boletim Paulista de Geografia, v. 100, p. 56–84, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
SILVA, G. M. da. et al. Risco ambiental em um trecho da microbacia do igarapé do quarenta, Manaus-AM: uma análise sobre as inundações. Boletim Paulista de Geografia, v. 102, p. 100–115, 2019. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
SILVA, V. S. Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP. Boletim Paulista de Geografia, v. 105, p. 126–146, 2021. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
SIMAS, I. T. H.; RODRIGUES, C.; SANT’ANNA NETO, J. L. Análise retrospectiva de inundação na bacia do Rio Aricanduva, São Paulo. Boletim Paulista de Geografia, v. 97, p. 1–19, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
SOARES, F. M. O caminho das águas: análise das condições hídricas da bacia do Rio Curu/CE. Boletim Paulista de Geografia, v. 78, p. 121–137, 2001. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
SUERTEGARAY, D. M. A.; NUNES, J. O. R. A natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre, n. 17, p. 11-24, 2º semestre/2001. Disponível em: https://web.ua.es/va/giecryal/documentos/documentos839/docs/a-natureza-da-g-f-na-geografia.pdf Acesso em: 12 jan. 2022.
VITTE, A. C. Metafísica, natureza e Geografia: apontamentos para o debate sobre a Geografia física moderna. Boletim Paulista de Geografia, v. 85, p. 07–28, 2006. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/51,09 Acesso em: 12 jan. 2022.
WALDMAN, M. Mais água, menos lixo: reciclar ou repensar? Boletim Paulista de Geografia, v. 79, p. 91–106, 2003. Disponível: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/822 Acesso em: 12 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.