DA PAISAGEM COMO OLHAR DO GEÓGRAFO À PAISAGEM COMO OLHAR OS OLHARES DOS OUTROS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947375Resumo
Esse ensaio não segue exatamente uma linearidade discursiva. Caracterizase por uma exposição rizomática, partindo de uma pergunta inicial: A paisagem pode se constitui em um “outro” no processo de instituição das identidades? Partindo dessa interrogação, passamos da paisagem centrada no olhar dos geógrafos para o sentir os olhares dos outros. Assim, destacamos as mudanças nas concepções de cultura como elementos que propiciam esse movimento. Disto, chamamos a atenção para três elementos a serem abordados nas construções metodológicas que visem valorizar os olhares dos agentes com as paisagens, são eles: os jogos de escalas, temporalidades, memórias, experiências e plurilocalizações. Por fim, retornamos à questão inicial no âmbito de uma proposição temática. Em que as paisagens, tomadas como conjunto imagético e discursivo, podem configurarse nos olhares, identidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.