Evasão no curso de licenciatura em geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE): indagações e complexidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437672

Palavras-chave:

Ensino superior, Evasão escolar, Licenciatura em Geografia

Resumo

A evasão escolar no ensino superior é um tema que apresenta indagações e complexidades. A necessidade de ampliar e aprofundar o estudo sobre a evasão universitária remeteu este trabalho, de modo a compreender a questão da evasão no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Marechal Cândido Rondon. O enfoque temporal ficou limitado aos anos de 2012 a 2015, desenvolveram-se levantamentos de dados e possíveis hipóteses da evasão, a fim de caracterizar as dificuldades encontradas pelos discentes na conclusão do curso. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, através da técnica de estudo de caso, com a participação de discentes evadidos do Curso de Licenciatura em Geografia, por meio de entrevista/questionário semiestruturado. Nesse contexto, o número de ingressantes no curso supracitado totalizou em 146 discentes. Destes, 53% se evadiram do curso. Dos 73 discentes evadidos relativos ao enfoque temporal, 53 discentes concordaram em contribuir com a pesquisa. Uma das razões mais fortes para o abandono do curso, segundo os retornos, é a dificuldade de conciliar trabalho e universidade, pois 85% dos evadidos desenvolviam atividades remuneradas ao desistirem do curso. Outro fator é que se verifica participação reduzida dos ex-alunos na vida interna da universidade, seja por falta de tempo, seja por falta de informações sobre seu funcionamento e espaços de atuação dos alunos na instituição.

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Biografia do Autor

Marileni Francieli Wilhelm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Pedagoga/Professora de Geografia da rede estadual de ensino, Pós graduada em Neuroaprendizagem e Tecnologia da Informação na educação, Mestre/ Doutoranda em Geografia/ Linha Educação e Ensino pela UNIOESTE/ Francisco Beltrão/PR.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), Graduação em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-doutorado no Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco UFP (2009-2010). Atualmente é professora Associada C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos temas: discurso, esquete, colonização, rádio, modernização, agroecologia e Educação do campo.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Wilhelm, M. F., & Szumilo Schlosser, M. T. (2019). Evasão no curso de licenciatura em geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE): indagações e complexidades. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e41. https://doi.org/10.5902/2236499437672

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional

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