Certificação de maçãs: um estudo sobre consumo e convenções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179636786

Palavras-chave:

certificação, maçãs, consumidor, qualidade, convenções.

Resumo

O artigo analisa a percepção do consumidor em relação aos processos de certificação e de qualidade de maçãs no momento da compra. Os atributos de qualidade e de comportamento do consumidor são discutidos com base na Economia das Convenções. Procedeu-se com uma pesquisa de campo em quatro redes supermercadistas do município de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil), para obter informações sobre o nível de conhecimento dos consumidores sobre certificação e aos atributos considerados relevantes no momento da compra. Os resultados mostram que os consumidores não primam por questões relacionadas à certificação no ato da compra de maçãs e classificam seu nível de conhecimento como baixo. Concluiu-se que as informações conhecidas sobre certificação e demais características da maçã são menos relevantes para a realidade consumidora estudada, comparada a aspectos de mercado, como o preço.

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Biografia do Autor

Eduardo Rodrigues Sanguinet, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Ciências Econômicas (UFSM, Brasil). Mestrado em Desenvolvimento Rural (UFRGS, Brasil). Doutorando em Economia do Desenvolvimento (PUCRS, Brasil) e em Economia Aplicada com Mencao em Estudos Regionais (UCN, Chile).

Leonardo Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS, Brasil). Mestrado em Economia (UFRGS. Brasil). Doutorado em Economia (UFRGS, Brasil). Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais (UFRGS, Brasil). 

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Sanguinet, E. R., & Silva, L. X. da. (2019). Certificação de maçãs: um estudo sobre consumo e convenções. Extensão Rural, 26(1), 86–105. https://doi.org/10.5902/2318179636786

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