As concepções de natureza e ambiente no semiárido brasileiro: contribuições da história ambiental

Autores

  • Graziela Freitas Dourado
  • Maria Izabel Botelho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179614351

Palavras-chave:

Percepção do Ambiente, História Ambiental Local, Ambiente Semiárido

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca de determinadas concepções de natureza, primeiramente, ressaltando algumas das principais continuidades e rupturas nas significações de natureza no campo da história. Posteriormente, faz-se uma discussão relacionada ao contexto brasileiro apresentando reflexões sobre natureza e ambiente presentes em alguns clássicos das ciências sociais do Brasil. Finalmente, o foco será direcionado às concepções, percepções, visões e significações da natureza e do ambiente da região semiárida do país. Almeja-se contribuir para a compreensão histórica da relação sociedade-ambiente, ao menos no que diz respeito às concepções, percepções ou visões agregadas à natureza e ao ambiente do semiárido brasileiro. Pretende-se provocar reflexão sobre a necessidade de se alcançar uma melhor compreensão histórica da relação sociedade-ambiente, sobretudo em contextos locais, para um maior entendimento da questão ambiental contemporânea. Desta forma, acredita-se que a História Ambiental local possibilita um melhor entendimento do presente como reflexo de ações passadas, o que é uma demanda urgente no caso do semiárido brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Freitas Dourado

Graduada em Engenharia Ambiental (UFV). Mestra em Extensão Rural (UFV).

Maria Izabel Botelho, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Econômicas (PUC/SP). Mestrado em Sociologia Rural (Unicamp). Doutorado em Sociologia pela (UNESP). Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutorado em Sociologia do Desenvolvimento Rural pela Universidade de Wageningen, Holanda.

Downloads

Publicado

2015-11-02

Como Citar

Dourado, G. F., & Botelho, M. I. (2015). As concepções de natureza e ambiente no semiárido brasileiro: contribuições da história ambiental. Extensão Rural, 22(4), 9–23. https://doi.org/10.5902/2318179614351