Assistência técnica e extensão rural cooperativa: o departamento de campo de uma cooperativa agropecuária em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318179619174Keywords:
Cooperativas agropecuárias, extensão rural, perfil profissional.Abstract
O objetivo deste trabalho é descrever a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em uma cooperativa agropecuária e qual é o perfil dos profissionais por ela responsáveis, questionando-se como esta atividade contribui com a complexidade dos aspectos associativos e empresariais na gestão cooperativa. Por serem organizações que precisam se adequar às exigências do mercado da mesma forma que valorizam e promovem o desenvolvimento de seus cooperados, elas necessitariam de um corpo técnico que articule o duplo foco de sua gestão e se encarregue de executar ações de promoção socioeconômica. A pesquisa exploratória-descritiva foi um estudo de caso realizada na Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, em Minas Gerais e foram entrevistados todos os seus agentes de ATER. Concluiu-se que se pode definir uma ATER Cooperativa que integra atividades voltadas para oferecer orientações aos cooperados no que diz respeito à melhoria no resultado de seu trabalho e condições de vida no meio rural, complementando-se também com ações de educação cooperativista que promovam a participação social e econômica dos cooperados, contribuindo para uma mais eficiente articulação socioeconômica.
Downloads
References
AMODEO, N.B. P. As cooperativas agropecuárias e os desafios da competitividade. 1999. P. 379. Tese de doutorado em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
BARASUOL, A.; BOESSIO, A.T.; WAKULICS, G.J.; FLAVIANO, V. Cooperativismo e profissionalização da gestão em uma cooperativa agropecuária. Extensão Rural, Santa Maria, v.22, n.1, p. 146-170, jan./mar. 2015.
BOURDIEU, P. Linguagem e poder simbólico. In: _____. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1996. p. 81-128.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário / Secretaria de Agricultura Familiar. Institucional. Assistência Técnica e Extensão Rural. Disponível em:http://www.mda.gov.br/portal/saf/institucional/assistenciatecnicaextensaorural. Acesso em: 14/09/2012.
______.Relatório Final do Seminário Nacional de ATER. Disponível em: http://www.deser.org.br/publicacoes/Sistematiza%C3%A7%C3%A3o%20final.pdf.Acesso em: 30/03/2013.
FERREIRA, P.R. A educação cooperativista em minas gerais: mapeando as organizações. 2009. p.169. Programa de Pós Graduação em Extensão Rural. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa.
GEERTZ, C. O pensamento como ato moral: dimensões éticas do trabalho de campo antropológico nos países novos. In: ___________ Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LEVI, M. A state of trust. In: BRAITHWAITE, V.; LEVI, M. (Eds.). Trust and governance. New York: Russell Sage Foundation. 1998.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.
MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. Ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
SCHMITZ, H. Agricultura familiar: extensão rural e pesquisa participativa. São Paulo: Annablume, 2010.
TRUSEN, C. Desenvolvimento local sustentável: novos desafios para a extensão rural. In: BROSE, M. Participação na extensão rural: experiências inovadoras de desenvolvimento local. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.