Negócio feira livre: análise e discussão sob a perspectiva do feirante

Authors

  • Aline Pereira Sales Morel Universidade Federal de Lavras
  • Liviane Tourino Rezende Universidade Federal de Lavras
  • Ricardo de Souza Sette Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179616781

Keywords:

comercialização, feira-livre, feirantes, pequenos produtores familiares

Abstract

Esse estudo tem como propósito principal identificar a realidade do negócio feira livre da cidade de Lavras, a partir da perspectiva dos feirantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, sendo utilizadas as técnicas de observação não participante, entrevistas em profundidade e aplicação de questionários. Os resultados evidenciam que, embora satisfeitos com a profissão e com o ambiente de trabalho, estes profissionais ainda esbarram em dificuldades estruturais no seu cotidiano, que poderiam ser resolvidas a partir da adoção de algumas mudanças. Outra característica observada durante a pesquisa é o distanciamento e a desunião do setor estudado, que acaba agravando os problemas e dificuldades. Espera-se que esta pesquisa subsidie ações de melhoria dos problemas levantados, bem como estimule novos debates e a comunhão de interesses, benéficos não apenas para o fortalecimento deste canal, como também para o desenvolvimento da região.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Pereira Sales Morel, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração (UFLA), Mestre em Administração (UFLA), Doutoranda em Administração (UFLA).

Liviane Tourino Rezende, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração (UFLA).

Ricardo de Souza Sette, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Agronomia (UFLA), Mestre em Administração (UFRJ), Doutor em Administração (FGV-SP). Professor Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Published

2015-11-02

How to Cite

Morel, A. P. S., Rezende, L. T., & Sette, R. de S. (2015). Negócio feira livre: análise e discussão sob a perspectiva do feirante. Extensão Rural, 22(4), 43–57. https://doi.org/10.5902/2318179616781