PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O CASO DA EXPERIMENTAÇÃO PARTICIPATIVA NA FUNDEP (RS)
Resumo
O objetivo do presente artigo é discutir os resultados de umaexperiência educativa de experimentação participativa de adubaçãoverde realizada pela FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento,Educação e Pesquisa da Região Celeiro, em Ronda Alta (RS). Essafoi uma das ações que fizeram parte do projeto de pesquisadenominado Transição agroecológica: resgate, experimentação evalidação de técnicas e metodologias participativas. Nesse projetoestavam integradas ações de formação, investigação,experimentação e difusão da Agroecologia, tendo como objetivogeral, apoiar a transição da agricultura convencional para aAgroecologia. O referido experimento tinha por objetivo específicopromover a recuperação do solo, avançar no processo de transiçãoagroecológica e qualificar os processos de formação emAgroecologia na FUNDEP. A metodologia foi baseada nopressuposto do diálogo participativo e da gestão conjunta entre osdiferentes sujeitos do processo. Com esse projeto foi promovido oencontro de camponeses que trabalham em suas unidades deprodução, estudantes em processo de formação e técnicos quetrabalham as questões relacionadas à transição agroecológica. Aofinal do experimento constatou-se que as atividades contribuíram de forma significativa nos processos de formação, também para arecuperação do solo e para o avanço da transição agroecológica.Downloads
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Publicado
2012-07-30
Como Citar
Thies, V. F., & Mello, U. P. de. (2012). PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O CASO DA EXPERIMENTAÇÃO PARTICIPATIVA NA FUNDEP (RS). Extensão Rural, 19(2), 109–126. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/8139
Edição
Seção
Artigos