PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O CASO DA EXPERIMENTAÇÃO PARTICIPATIVA NA FUNDEP (RS)

Autores

  • Vanderlei Franck Thies Universidade Nacional de Misiones
  • Ulisses Pereira de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir os resultados de umaexperiência educativa de experimentação participativa de adubaçãoverde realizada pela FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento,Educação e Pesquisa da Região Celeiro, em Ronda Alta (RS). Essafoi uma das ações que fizeram parte do projeto de pesquisadenominado Transição agroecológica: resgate, experimentação evalidação de técnicas e metodologias participativas. Nesse projetoestavam integradas ações de formação, investigação,experimentação e difusão da Agroecologia, tendo como objetivogeral, apoiar a transição da agricultura convencional para aAgroecologia. O referido experimento tinha por objetivo específicopromover a recuperação do solo, avançar no processo de transiçãoagroecológica e qualificar os processos de formação emAgroecologia na FUNDEP. A metodologia foi baseada nopressuposto do diálogo participativo e da gestão conjunta entre osdiferentes sujeitos do processo. Com esse projeto foi promovido oencontro de camponeses que trabalham em suas unidades deprodução, estudantes em processo de formação e técnicos quetrabalham as questões relacionadas à transição agroecológica. Aofinal do experimento constatou-se que as atividades contribuíram de forma significativa nos processos de formação, também para arecuperação do solo e para o avanço da transição agroecológica.

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Biografia do Autor

Vanderlei Franck Thies, Universidade Nacional de Misiones

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Sociologia e em Economia Política, assessorde projetos no Sul do Brasil e Norte da Argentina da Heifer Internacional e mestrando emPolíticas Sociais na Universidade Nacional de Misiones – Argentina

Ulisses Pereira de Mello, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agroecossistemas e professor da UniversidadeFederal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim (RS)

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Publicado

2012-07-30

Como Citar

Thies, V. F., & Mello, U. P. de. (2012). PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O CASO DA EXPERIMENTAÇÃO PARTICIPATIVA NA FUNDEP (RS). Extensão Rural, 19(2), 109–126. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/8139