Condicionamento de sistemas de produção em assentamentos rurais de acordo com os tipos de solos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179674626

Palavras-chave:

Mapeamento de solos, Assentamentos, Cultivos

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a correlação entre os tipos de solos e os sistemas de produção em assentamentos rurais, tendo como campo de referência o Núcleo de Assentamentos no município de Sant’Ana do Livramento. Destaca-se neste trabalho que tipo de solo não é um critério para a distribuição dos lotes nos assentamentos de reforma agrária do Brasil e que áreas sob solos distróficos podem interferir negativamente no desenvolvimento dos cultivos.  Através do banco de dados do SIGRA 2016, foram obtidas informações produtivas dos assentamentos que compõem o Núcleo Operacional Sant’ana do Livramento, bem como as coordenadas geográficas dos assentamentos, para elaborar os mapas de localização e dos tipos de solos. Os dados produtivos e número de famílias de três assentamentos selecionados foram atualizados em 2022. A distinção dos solos em assentamentos rurais, predizer seus comportamentos e limitações é uma importante ferramenta para definir o potencial agrícola das áreas. Independente do tipo de solo, os assentamentos apresentaram diversidade no sistema produtivo, porém aspectos negativos ligados ao tipo de solo como exigências em corretivos e adubos pode ser uma inferência para o declínio na produção. Os tipos de solos podem determinar ou limitar os sistemas de produção, definir as áreas dos assentamentos levando em consideração o solo pode ampliar o potencial produtivo das famílias assentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Silva Dunker, Universidade Federal do Pampa

Discente do 9° semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Itaqui/RS. Bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET Agronomia). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência do Solo (CiSo). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção de Plantas e Sementes (GEP³S), Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa sobre Desenvolvimento Rural (GIEDER) e Grupo de Pesquisa de Flores Ornamentais e Comestíveis (GPFOC).

Vinicius Piccin Dalbianco, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Agronomia (UFSM, 2008), especialista em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo pela UFSM (2012), mestre em Extensão Rural (UFSM, 2011), doutorado em Extensão Rural (UFSM, 2016). Atuou como Assessor Técnico Pedagógico no Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) aos assentamentos de Reforma Agrária no RS. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui. Componentes de atuação: Sociologia Rural, Sociologia da Alimentação, Extensão Rural e, Desenvolvimento Rural. Temáticas de estudo e pesquisa: Extensão Rural, Assentamentos Rurais, Sistemas de Produção Agrícola, Unidade de Produção Agrícola e Gestão Territorial, Educação do Campo, Gestão Rural, Sociologia Rural e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural.

Patrick de Souza Gomes, Universidade Federal do Pampa

Graduando de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade Federal de Pampa - UNIPAMPA, Campus Itaqui.

Lucas Biscaglia Miranda, Universidade Federal do Pampa

Técnico em Agropecuária pelo IFF - Campus São Vicente do Sul, discente do 9° semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Itaqui, integrante do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia, integrante do Grupo de Estudos em Água e Solo (GEAS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Produção de Plantas e Sementes (GEP³S).

Sidnei Luís Bohn Gass, Federal University of Rio Grande do Sul

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura Plena), pela UNIJUÍ (2000), e Especialista em Humanidades, área de concentração Geografia, pela mesma instituição. É Mestre em Geografia, área de concentração: Análise Ambiental, pela UFRGS (2010) e doutor pelo mesmo programa de pós-graduação (2015). Em 2020, realizou estágio pós-doutoral no Laboratório Espace et Sociétés, da Le Mans Université, França, através do projeto QUALPROSUL, com financiamento CAPES-COFECUB. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Itaqui, RS, e atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Temática e Sensoriamento Remoto, atuando nos seguintes temas: cartografia temática, zoneamento ambiental e sensoriamento remoto.

Referências

AGUIAR, J.S.V. de. Uso da terra, técnica e territorialidade: os assentamentos de Sant’Ana do Livramento/RS. 2011. 255p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.

ARAÚJO, R.C. DE; ALMEIDA, T. DE; CICERELLI, R.E.; RODRIGUES, S.P. Reforma Agrária no Brasil: Classificação Baseado em Objeto e Reflectância Acumulada no Monitoramento e Fiscalização da Terra. Revista Brasileira de Cartografia, v.72, p.100-109, 2020.

AZEVEDO, J.R. DE; BUENO, C.R.P. Potencialidades e limitações agrícolas de solos em assentamento de reforma agrária no município de chapadinha-ma. Revista Scientia Agraria, v.17, p.1-13, 2017.

BARBOSA NETO, M. V.; ARAÚJO, M. do S. B. de; ARAÚJO FILHO, J. C. de. Zoneamento do potencial agrícola dos solos de uma área de cultivo na Zona da Mata de Pernambuco. Sociedade & Natureza, v. 29, p. 295-308, 2022.

BRANDOLT, R. de J. Releitura da classificação de köppen para demonstrar a variabilidade climática: proposta para formação de professores. Revista do Programa de Pós-graduação em Geografia, v.12, n.2, p.252-261, 2019.

FLECH E.M.; FRIEDERICH, G. Um sistema integrado de gestão rural (SIGRA) como instrumento de gestão da atuação em rede. In: DALBIANCO, V.P.; NEUMANN, P.S.; ZARNOTT, A.V.; FIALHO, M.A.V. Uma nova extensão rural pública: a experiência pluralista e descentralizada da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) no Estado do Rio Grande do Sul. Unijuí, Ijuí, p.179-196, 2018.

FLECH, E.M.; NEUMANN, P.S. A produção das famílias assentadas pela reforma agrária no rs. In: DALBIANCO, V.P.; NEUMANN, P.S.; ZARNOTT, A.V.; FIALHO, M.A.V. Uma nova extensão rural pública: a experiência pluralista e descentralizada da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) no Estado do Rio Grande do Sul. Unijuí, Ijuí, p.275-297, 2018.

GALVÃO, J. C. C.; MIRANDA, G. V.; TROGELLO, E.; FRITSCHE-NETO, R. Sete décadas de evolução do sistema produtivo da cultura do milho. Revista Ceres, v. 61, p. 819-828, 2014.

HOFF, R.; FALCADE, I.; BERGMANN, M.; ALBERTI, R.; MODENA, R. C. C.; DALCIN, M. Geologia, geomorfologia e paisagem vitícola: uma abordagem da identidade regional da viticultura na região vitivinícola campanha, Brasil. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 19, p. 757-776, 2018.

IBGE. Mapa Exploratório de Solos do Estado do Rio Grande do Sul. 2002. Disponível em: <https://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_ambientais/pedologia/mapas/unidades_da_federacao/rs_pedologia.pdf> Acesso em: 20 de junho de 2022.

IBGE. Tabela de atributos pedológicos. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html> Acesso em: 22 de junho de 2022.

LUNARDI NETO, A.; ALMEIDA, J. A. de. Caracterização morfológica e química de Argissolos com horizontes subsuperficiais escurecidos em Santa Catarina. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 12, n. 3, p. 294-303, 2014.

ROCHA, N. S. DA; ZANELLA, F. C.; ROCHA, J. M. DA; CRUZ, R. C. Assentamentos rurais na metade sul do Rio Grande do Sul e a sua compatibilidade com o bioma pampa: estudo no assentamento São Joaquim. Retratos de Assentamentos, v. 20, p. 164-185, 2017.

SANS, L. M. A.; SANTANA, D. P. Cultivo do milho: clima e solo. Sete Lagoas, MG: Embrapa Milho e Sorgo, 2002. 4p. (Embrapa Milho e Sorgo. Comunicado Técnico, 38).

SANTOS, H. G. dos; FIDALGO, E. C. C.; COELHO, M.R.; ÁGLIO, M. L. D.; SANTOS, A. B. dos. Os solos e a cultura do arroz. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009. Fortaleza. Anais: O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Fortaleza: SBCS, 2009.

SANTOS, H.G. DOS; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. DOS; OLIVEIRA, V.A. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; ARAÚJO FILHO, J.C. DE; OLIVEIRA, J.B.; CUNHA, T.J.F. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5.ed. rev. e ampl. Brasília D.F.: Embrapa, 2018. 356p.

SILVA, E. B. da; NOGUEIRA, R. E.; UBERTI, A. A. A. Avaliação da aptidão agrícola das terras como subsídio ao assentamento de famílias rurais, utilizando sistemas de informações geográficas. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 34, p. 1977-1990, 2010.

TRINDADE, J.P.P.; ROCHA, D.S. da; VOLK, L.B. da S. Uso da terra no Rio Grande do Sul Ano de 2017. 1.ed. Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2018. 18p.

VERDUM, R.; BASSO, L. A.; SUERTEGARAY, D. M. A. Rio Grande do Sul: paisagens e territórios em transformação. 2.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2012. 360p.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Dunker, L. S., Dalbianco, V. P., Gomes, P. de S., Miranda, L. B., & Gass, S. L. B. (2023). Condicionamento de sistemas de produção em assentamentos rurais de acordo com os tipos de solos. Extensão Rural, 30, e74626. https://doi.org/10.5902/2318179674626

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural