Cooperação e solidariedade como eixos estratégicos na formação de jovens do campo: a experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318179671113Palavras-chave:
Educação do campo, EFASUL, Pedagogia da alternância, Processos formativosResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o papel da cooperação e da solidariedade no processo formativo desenvolvido pela Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), junto às/aos jovens do campo do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia empregada é qualitativa, com características de um estudo de caso e as técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Agroecologia, da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância. Os temas da cooperação e da solidariedade perpassam todo o fazer pedagógico da EFASUL, contemplando diversos momentos, tais como: as práticas desenvolvidas na área agrícola experimental, os mutirões realizados em propriedades parceiras, os coletivos de trabalho para manutenção e higienização dos ambientes, a construção coletiva de acordos, a convivência das/os educandas/os durante o período em que estão na escola, a realização de rodas e assembleias para as tomadas de decisões, o desenvolvimento do componente curricular “Economia Solidária e Cooperação Agrícola” e o incentivo às/aos educandas/os para a realização de seus estágios profissionais em espaços de trabalho coletivo. Concluímos que, a cooperação e a solidariedade são eixos estratégicos para um processo formativo realmente diferenciado que possibilite a construção de alternativas para permanência das/os jovens no campo.
Downloads
Referências
ABREU, L. S. de; BELLON, S.; TORRES, T. Z. A contribuição das ciências e do movimento social para a agroecologia no Brasil. Com Ciência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 2016.
CALDART, R. Educação do Campo. In: CARDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO P.; FRIGOTTO G. (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, p. 259-267, 2012.
CALDART, R. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 35-64, 2009.
CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (org). Por uma educação do Campo. São Paulo: ANCA - Associação Nacional de Cooperação Agrícola, 2002.
CRUZ, A. C. M. da. A diferença da igualdade: a dinâmica da Economia Solidária em quatro cidades do Mercosul. 2006. 325 p. Tese (Doutorado em Economia), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Comunidades Certificadas. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=3755. Acesso em: 16 jun. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HOLYOAKE, G. J. Os 28 Tecelões de Rochdale: História dos probos pioneiros de Rochdale. TABORDA, Archimedes (tradução). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1933.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2006. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/. Acesso em: 16 jun. 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br. Acesso em: 16 jun. 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 16 jun. 2021.
IFSUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, 2016. Disponível em: http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/206. Acesso em: 18 jun. 2021.
INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Painel dos Assentamentos. Disponível em: http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php Acesso em: 16 jun. 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MACHADO, C. J. B.; MOTA, C. R. da S.; PETER, D. S. Educação do Campo e Agroecologia como suporte à construção da autonomia e emancipação de jovens rurais: o caso da Escola Família Agrícola da Região Sul. In: BARCELLOS, S. B. (org). Juventude rural e conflitos socioambientais no Brasil: existências e resistências. 1 ed. Curitiba: Appris, p. 177-208, 2021.
MACHADO, C. J. B.; AMARAL, G. L. do.; MOTA, C. R. da S. Práticas de mutirão como processo formativo na Escola Família Agrícola da Região Sul. In: BENÍSIO, J. D.; COSTA, T. P. da. (org.). Anais da I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância do Brasil (CONPAB) & I Colóquio Internacional Interdisciplinar da Pedagogia da Alternância & IV Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância no Brasil. Salvador, Bahia, Brasil: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. UNEFAB, 2019. Disponível em: https://conpab.com.br/anais/. Acesso: 27 jun. 2021.
MOREIRA, R. M.; CARMO, M. S. do. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Revista Agricultura. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, jul./dez., 2004.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012, 288p.
PETER, D. S. Escola Família Agrícola da Região Sul: educação ambiental na transformação da realidade socioambiental do campo. 2018. 154p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
RECH, C. M. Entre mediações e (re) configurações: a trajetória do Fórum de Agricultura Familiar. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, 17(1), p. 274-293, jun. 2015.
ROSA, E. P. Políticas Públicas de Economia Solidária no Rio Grande do Sul. 2013. 148p. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SCHMIDT, W. Educação do Campo, Agroecologia e Campesinato: três ângulos, três lados, mas não um triângulo. Florianópolis (SC): NEA EduCampo/UFSC, 2018.
SIES. Sistema de Informações em Economia Solidária. Atlas Digital da Economia Solidária. Disponível em: http://sies.ecosol.org.br/atlas. Acesso em: 16 jun. 2021.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.