Mapeando práticas, ações e modelos de comunicação entre os atores sociais envolvidos na cafeicultura do território da Chapada Diamantina, BA: estratégias para promover a transição agrícola sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179670647

Palavras-chave:

Práticas agrícolas sustentáveis, Modelos de comunicação, Inovação agrícola sustentável

Resumo

Na cadeia produtiva de alimentos são adotados distintos modelos de comunicação do conhecimento, acerca de inovações agrícolas. Esses modelos de comunicação variam desde modelos unidirecionais de disseminação de conhecimento, a modelos bidirecionais que buscam promover o engajamento e a participação pública. Nesse processo de tradução e compartilhamento de conhecimento, os modelos bidirecionais têm se mostrado mais eficientes em relação aos unidirecionais, pois promovem o diálogo e a aproximação entre distintos sistemas de conhecimento. Isso significa que a escolha do modelo de comunicação adotado por técnicos e pesquisadores, pode influenciar na tomada de decisão pelos agricultores, na adoção de práticas agrícolas. Visando identificar oportunidades para promover transições para sistemas agrícolas mais sustentáveis, investigamos os modelos de comunicação mediados pelos diferentes atores sociais e as práticas agrícolas sustentáveis adotadas pelos cafeicultores(as) no Arranjo Produtivo Local (APL) do café na Chapada Diamantina-Ba. O protagonismo dos(as) cafeicultores(as) à frente das iniciativas e experiências na adoção de práticas agrícolas sustentáveis, somado às parcerias entre instituições de ensino, organizações sociais e redes de articulação comunitária têm facilitado a aprendizagem social e o diálogo entre os sistemas de conhecimento tradicional, empírico e acadêmico.

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Biografia do Autor

Joice Rodrigues de Mendonça Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores da Universidade Federal da Bahia (2018). Pesquisadora no INCT em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE). Professora EBTT de Agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Itaberaba, onde coordenou o curso técnico em Meio Ambiente (2017-2018), atuou como diretora acadêmica substituta (2018). Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal de Lavras (2006), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008), Pós-graduada em Agricultura Biodinâmica pela Universidade de Uberaba (2012). Atuou como auditora em sistemas de produção e processamento orgânico pelo IBD Certificações de 2011 a jan/2016 e pela ECOCERT Brasil de 2016 a jan/2017. Consultora e educadora nos seguintes temas: Educação ambiental, extensão rural, agroecologia, produção de mudas florestais, Agricultura Biodinâmica, Sistemas Agroflorestais, Sistemas de produção e processamento orgânico. 

Jeferson Gabriel da Encarnação Coutinho, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2010). Mestre em Ecologia e Biomonitoramento (2013 - UFBA). Doutor em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche na Universidade Nacional del Río Negro, Bariloche, Argentina. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Polinização. Desenvolve estudos na área de Ecologia e Diversidade Funcional de Abelhas. Atua no Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas com pesquisas envolvendo ciência cidadã e transdisciplinaridade. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Salvador. Atualmente atua como chefe do Departamento de Tecnologia em Saúde e Biologia (DTSBio). É vinculado ao INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne cerca de 200 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras (https://intree.org/). Participa do projeto internacional intitulado "Toward a science of intrinsic purposiveness: an organizational account of ecological functions and its implications to ecological research and environmental ethics" (https://www.biologicalpurpose.org/subaward-project/organizational-account-ecological-functions). Atua como jovem pesquisador voluntário no programa BPBES (Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos)

Maria Salete Souza de Amorim, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2018), Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006) e Mestrado em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1998). Atualmente é professora do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais (NUCLEAR/UFBA) e do INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB. Realiza pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase nos temas da democracia, qualidade da democracia, políticas públicas, sustentabilidade ambiental.

Charbel Nino El-Hani, Federal University of Bahia

Charbel El-Hani é Professor Titular do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca (2003-2004), com Claus Emmeche. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, colaborando com Boaventura de Sousa Santos, de janeiro de 2020 a julho de 2021. Coordena o INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvador (http://cafecientificossa.blogspot.com) e escreve no Blog Darwinianas (https://darwinianas.com/), vinculado ao INCT IN-TREE. O laboratório está vinculado a comunidade de práticas com professores da educação básica municipal de Conde-BA, atuantes em escolas situadas em comunidades pesqueiras artesanais. Principais interesses de pesquisa: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia. Na pesquisa em Educação Científica, o foco de suas investigações se situa no campo interdisciplinar de História, Filosofia e Ensino de Ciências, institucionalmente estruturado em torno do IHPST Group (http://ihpst.net/) e tendo como principal veículo o periódico Science & Education. É importante considerar que publicações em Filosofia da Biologia, Biologia Teórica e História da Biologia estão intimamente conectadas entre si e com estudos sobre educação científica. A título de exemplo, estudos filosóficos sobre propriedades emergentes e complexidade em sistemas vivos estão intimamente relacionados a estudos teóricos sobre redes complexas na mesma classe de sistemas, assim como a estudos educacionais sobre ensino de ecologia, genética e evolução, que se debruçam sobre complexidade dos modelos explicativos nessas ciências e dificuldades que acarretam nos contextos e nas práticas educacionais. Outro aspecto importante a ter em conta é que a pesquisa no laboratório coordenado pelo pesquisador tende a mover-se da compreensão e do diagnóstico para a intervenção no contexto educacional, devido à sua posição política e ética quanto ao modo como a pesquisa educacional deve ser conduzida e trazido a impactar a realidade. Tal intervenção, por sua vez, somente é feita, de acordo com a ética de pesquisa do laboratório, mediante laços colaborativos com professores atuantes, formando comunidades de prática, reunindo pesquisadores educacionais e professores-pesquisadores. Isso implica em alguns casos projetos e publicações com equipes de tamanho significativo, dado o engajamento de vários professores e o envolvimento com diversos contextos educacionais

Blandina Felipe Viana, Universidade Federal da Bahia

Blandina Felipe Viana, possui graduação em Ciências Biológicas (1983) e em Engenharia Agronômica (1981), pela Universidade de Brasília e mestrado (1992) e doutorado (1999) em Ecologia, pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios pós-doutoral na University of Guelph, Canadá (2003-2004), em Ecologia da polinização e conservação de polinizadores na paisagem, e na Queen Mary University of London, em Engajamento público na ciência (2018-2019). É Professora Titular no Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia, onde atua como docente no curso de Graduação em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do IBUFBA no período de 2005 a 2007. Exerceu a função de Coordenadora (2010-2013) e de Pró-Reitora (2013-2014), junto à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora de autores principais para avaliação temática sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos, da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), da ONU (2014-2016). Entre 2003 e 2014 coordenou as edições nacionais dos cursos internacionais de campo sobre polinização. Em 2016 recebeu o prêmio Bahia pela Diversidade - Mulheres na Ciência, como pesquisadora destaque. É co-fundadora do projeto de ciência cidadã, Guardiões da Chapada, que visa envolver cidadãos em pesquisas e ações de conservação sobre polinizadores e polinização. Tem também atuado no desenvolvimento de estratégias de comunicação e de interação com a sociedade, que visam promover educação cientifica dos cidadãos e mudanças de atitude em relação à biodiversidade e seu papel no funcionamento dos ecossistemas.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Reis, J. R. de M., Coutinho, J. G. da E., Amorim, M. S. S. de, El-Hani, C. N. ., & Viana, B. F. (2023). Mapeando práticas, ações e modelos de comunicação entre os atores sociais envolvidos na cafeicultura do território da Chapada Diamantina, BA: estratégias para promover a transição agrícola sustentável. Extensão Rural, 30, e70647. https://doi.org/10.5902/2318179670647

Edição

Seção

Extensão e Comunicação Rural