Análise da viabilidade econômica no uso de farelo de batata-doce na ração de poedeiras agroecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179663901

Palavras-chave:

Agroecologia, Galinhas poedeiras, Viabilidade econômica

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar a viabilidade econômica do fornecimento de farelo de batata-doce como alternativa ao uso de farelo de milho na composição de ração de poedeiras em sistema agroecológico. Para tanto, conduziu-se experimento de campo em uma propriedade familiar em Jandaia do Sul – PR, com análise comparativa de duas composições de alimentação para as poedeiras de sistemas agroecológicos. Os dados foram coletados entre os meses de março a julho de 2019, sendo utilizadas ferramentas metodológicas em duas fases, com levantamento de dados de custo de produção e análise de viabilidade econômica por meio das margens bruta e liquida e de indicadores, como o índice benefício custo e por meio de um teste contrafactual de dois sistemas em função da postura dos animais frente a inserção de novo ingrediente alimentar, foi analisado o preço da ração, o custo alimentar, a quantidade de ovos, a porcentagem de postura bem como a renda bruta, o valor agregado bruto e o índice de lucratividade. Os resultados permitem inferir que a alternativa testada, batata-doce, é viável economicamente e que pode significar maior autonomia no provimento de insumos para avicultura agroecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Raquel Oliveira Silva, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Graduada em Agronomia pela pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bolsista do Programa de Iniciação Científica pela Fundação Araucária entre os anos de 2015 a 2017 conduzido na área de Sementes (UEL) orientada pela professora Lucia Sadayo Assari Takahashi e Bolsista pela Fundação Araucária junto ao Projeto/Programa de Extensão de 2017 à 2018 na área de Agroecologia (UEL) orientada pelo professor Maurício Ursi Ventura.

Carlos Eduardo Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) e estágio pós-doutoral na University of Callifornia, Berkeley (UC Berkeley). Atualmente é professor do departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina e do Mestrado em Economia Regional dessa instituição. Trabalha com temáticas relacionadas à economia rural e suas dinâmicas. Possui experiência no uso de ferramentas estatísticas/econométricas aplicadas à análise econômica.Tem interesse nas linhas de pesquisa relacionadas à agropecuária, comercialização agrícola, uso da terra, desenvolvimento rural, pobreza rural e métodos quantitativos aplicados à economia. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária. 

Mauricio Ursi Ventura, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Graduado em Agronomia pela UFPR; mestre em Entomologia pela ESALQ/USP e doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UFPR. Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado, agricultura orgânica, agroecologia, comportamento de insetos e semioquímicos. Atua em ensino de graduação e pós-graduação stricto senso; coordena projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão visando soluções sustentáveis para a agricultura, principalmente olericultura, em parceria com outras instituições de pesquisa e extensão. Tem produtos tecnológicos em transferência para a iniciativa privada. Coordena núcleo da UEL do "Paraná Mais Orgânicos" para capacitação de agricultores familiares, assentados e indígenas para produção e certificação orgânica.

Giovana Fogaça Gonzaga, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Concluiu o mestrado em agricultura orgânica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em fevereiro de 2019, com o título da dissertação : " Ração balanceada com batata-doce em substituição ao milho para alimentação de galinhas poedeiras em sistema orgânico de produção? Trabalha no Programa Mais Orgânico na Universidade Estadual de Londrina . Exerce a função de extensionista rural orientando agricultores familiares quanto a produção organica e certificação de seus produtos.

Eliezer Ferreira Camargo, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Mestrando em Economia Regional

Referências

ÂNGELO, F. A.; FERREIRA, V. A. Avaliação do desempenho de aves caipira de cortes alimentadas com mandioca (manihot esculenta crantz) em substituição ao milho. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 2174-2182, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJAER/article/view/29483. Acesso em: 26 de ago. 2019.

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002.

ARAÚJO, L. M. Avaliação técnica e econômica da atividade leiteira da Fazenda Boa Esperança. 2016. 74 p. Monografia (Bacharelado em Zootecnia) – Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei, 2016. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/cozoo/TCC/20161/TCC_LauraMariaAraujo.pdf. Acesso em: 26 de ago. 2019.

ASSIS, R. L. de; ROMEIRO, A. R. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 6, p. 67-80, jul./dez. 2002. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/22129/14493. Acesso em: 29 dez. 2020.

BARBOSA, F. J. V. et al. Sistema alternativo de criação de galinhas caipiras. Teresina: Embrapa Meio Norte, 2007.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BCB. Calculadora do Cidadão. Brasília: BCB, 2019. Disponível em: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=xibirFormCorrecaoValores&aba=3. Acesso em: 27 ago. 2019.

BETEMPS, C. Prosa rural: alimentação de aves coloniais com batata-doce. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2011.

BRASIL. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos: levantamento de safra 2017/2018. Brasília: Conab, 2018. Disponível em: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/2481-estimativa-da-producao-de-graos-e-de-228-6-milhoes-de-toneladas. Acesso em: 08 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lei no 10.831, 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 8, 24 dez. 2003.

BRASIL. Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007. Regulamenta a Lei no 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 27 dez. 2007.

BRASIL. Portaria nº 52, de 15 de março de 2021. Estabelece o regulamento técnico para os sistemas orgânicos de produção e as listas de substâncias e práticas para o uso nos sistemas orgânicos de produção. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 10, 23 mar. 2021.

BRITO, A. B de et al. Avaliação nutricional do gérmen integral de milho para aves. Ciência Animal Brasileira, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 19-26, jan./mar. 2005. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/348. Acesso em: 10 mar. 2019.

BUAINAIN, A. M. BATALHA, M. O., Cadeia produtiva de produtos orgânicos. Brasília: MAPA/SPA, 2007.

CALDARELLI, C. E.; BACCHI, M. R. P. Fatores de influência no preço do milho no Brasil. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 141-164, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512012000100005. Acesso em: 30 jul. 2018.

CANZIANI, J. R. F. Administração rural: gestão de agronegócios. 1998. Monografia (Especialização em Agronegócios) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim, Erechim, 1998.

CASTRO, L. A. S. Instruções para plantio de mudas de batata-doce com alta sanidade. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010.

CARVALHO, L. C. et al. Bem estar na produção de galinhas poedeiras: revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, São Paulo, ano 14, n. 28, 2017.

DEMATTÊ FILHO, L. C. Sistema agroalimentar da avicultura fundada em princípios da agricultura natural: multifuncionalidade, desenvolvimento territorial e sustentabilidade. 2014. Tese (Doutorado em ciências) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-07112014-150141/pt-br.php. Acesso em: 23 jul. 2018.

DEMATTÊ FILHO, L. C.; PEREIRA, G. V. O mercado de frangos e ovos orgânicos e caipira: potencial de mercado. In: SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA, 21., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2017.

DE OLIVEIRA. J. F. et al. Orientações técnicas sobre criação de ave caipira. Natal: EMPARN, 2005.

PARANÁ (Estado). Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Paranaense. Indicadores Técnicos e Econômicos na Atividade Leiteira. Maringá: EMATER-PR, 2017.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Aspectos econômicos da produção e utilização do milho. Sete Lagoas-MG: Embrapa, 2006.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Milho orgânico da Embrapa traz mais qualidade de vida a horticultores. Brasília: Embrapa, 2017.

FIGUEIREDO, E. A. P. Avicultura agroecológica orgânica. Concórdia: Embrapa. 2000.

FIGUEIREDO, E. A. P.; SOARES, J. P. G. Sistemas orgânicos de produção animal: dimensões técnicas e econômicas. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília, Anais [...] Brasília: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012. p. 1-31.

FONSECA, N. A. N. et al. Efeito do uso do feijão guandu cru moído (cajanus cajan (L.) Millsp) sobre o desempenho de poedeiras comerciais. Semina, Londrina, v. 16, n. 1 p. 115-121, 1995.

FREITAS, C. R. G. de. et al. Inclusão da farinha de varredura de mandioca em rações de frangos de corte. Acta Scientiarum Animal Sciences, Maringá, v. 30, n. 2, p.155-163, 2008.

GADZIRAYI, C. T.; MASAMHA, B.; MUPANGWA, J. F.; WASHAYA, S. Performance of broiler chickens fed on mature Moringa oleifera leaf meal as a protein supplement to soybean meal. International Journal of Poultry Science, v. 11, n. 1, p. 5-10, 2012.

GULIZIA, J. P.; DOWNS, K. M. Comparison of dietary kudzu leaf meal (pueraria montana var. lobata) and alfalfa meal supplementation effect on broiler (gallus gallus domesticus) performance, carcass characteristics, and organ parameters. Animals, Basel, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7023117/. Acesso em: 28 maio 2021.

GOMES, A. R. Contabilidade rural e agricultura familiar. Rondonópolis: UFMT, 2002.

GONÇALVES NETO, A. C. et al. Aptidões de genótipos de batata-doce para consumo humano, produção de etanol e alimentação animal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 46, n. 11, p. 1513-1520, nov. 2011.

GONZAGA, G. F. Ração balanceada com batata-doce em substituição ao milho para alimentação de galinhas poedeiras em sistema orgânico de produção. 2019. 56 p. Dissertação (Mestrado em agricultura orgânica) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2019.

LAUDADIO, V.; et al. Low-fiber alfalfa (Medicago sativa L.) meal in the laying hen diet: effects on productive traits and egg quality. Poultry Science, Champaign, USA, v. 93, n. 7, p. 1868–1874, 2014.

LEONE, G. S. G. Custos: planejamento, implantação e controle. São Paulo: Atlas, 1996.

LEONE, G. S. G. Curso de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas. 1997.

MARTINS, N. B. et al. Sistema integrado de custos agropecuários. Informações econômicas, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 7-28, 1998.

MATSUNAGA, M. et al. Metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 23, t. 1, p. 123-139, 1976. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/rea/tomo1_76/artigo3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

MELO, R. D. et al. Viabilidade econômica da farinha de cará na alimentação de poedeiras comerciais leves. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 18, n. 2, p. 221-230. 2017.

MELO, A. S. et al. Custo e rentabilidade na produção de batata-doce nos perímetros irrigados de Itabaiana, Sergipe. Revista Pesquisa Agropecuária Tropical, Aracaju, v. 39, n. 2, p. 119-123, abr./jun. 2009.

OLIVEIRA, A. M. S. et al. Características produtivas de clones de batata-doce cultivados em três períodos de cultivo em São Cristóvão-SE. Horticultura brasileira, Recife, v. 33, n. 3, p. 377-382, 2015.

OLIVEIRA, N. M. et al. Custos na produção de batata doce: análise em uma pequena propriedade localizada no município de Tangará da Serra-MT. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO & INOVARSE, 12., 2016, Rio de Janeiro, Anais [...] Rio de Janeiro, 2016 Disponível em: http://www.inovarse.org/node/4501. Acesso em: 4 de set. 2019.

PASIAN, I. M.; GAMEIRO, A. H. Mercado para a criação de poedeiras em sistemas do tipo orgânico, caipira e convencional. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Anais [...] Brasília: SOBER, 2007.

RUFINO, J. P. F. et al. Análise econômica da inclusão de farinha do resíduo de tucumã (Astrocaryum vulgare mart) na alimentação de poedeiras comerciais. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Salvador, v. 16, n. 1, p.1-9, 2015.

Rufino, J. P. et al. Análise de viabilidade econômica do farelo do resíduo de açaí na alimentação de poedeiras comerciais leves. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v. 13, n. 3, p. 867-882, 2020.

SAGRILO, E. et al. Criação de aves para produção de ovos e carne em sistema de caipira. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2003.

SALES, M. N. G. Criação de galinhas em sistemas agroecológicos. Vitória: Incaper, 2005.

SANTANA, C. S. Elementos de economia, agronegócio e desenvolvimento local. Belém: GTZ/TUD/UFRA, 2005.

SANTOS, M. do S. V. et al. Análise econômica da produção de poedeiras comerciais submetidas às dietas suplementadas com diferentes óleos vegetais. Informações Econômicas, São Paulo, v. 41, n. 7, jul. 2011. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/IE/2011/tec4-0711.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

SIGNOR, A. A. et al. Produção Orgânica Animal. Toledo-PR: GFM, 2011.

SILVA, J. B. C.; LOPES, C. A. Cultivo da batata-doce (Ipomoea batatas L.). Brasília: Embrapa-CNPH, 1995.

SILVA, J. C. R. Uso da moringa oleífera na alimentação de frango de corte e galinhas poedeiras. 2018. 85 p. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/8102/2/Jaqueline%20de%20Cassia%20Ramos%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 28 maio 2021.

TUFARELLI, V.; RAGNI, M.; LAUDADIO, V. Feeding forage in poultry: a promising alternative for the future of production systems. Agriculture, Basel, Switzeland, v. 8, n. 6, 2018. Disponível em: https://www.mdpi.com/2077-0472/8/6. Acesso em: 27 maio 2021.

ZABALETA, J. P. et al. Quantificação das perdas de raízes de batata-doce (Ipomoea batatas L.), visando seu aproveitamento na composição de rações para criação de aves orgânicas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AGRICULTURA ORGÁNICA DO CHILE, 3., Chilla, Chile. Resumos [...]. Chilla: AOA, 2010.

ZABALETA, J. P. L. Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras semipesadas alimentadas com dietas contendo farinha da parte aérea da mandioca (folhas e ramas). 2015. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

ZHENG, M. et al. Effects of dietary supplementation of alfalfa meal on growth performance, carcass characteristics, meat and egg quality, and intestinal microbiota in beijing-you chicken. Poultry Science, Champaign, USA, v. 98, n. 5, p. 2250-2259, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0032579119300768. Acesso em: 28 maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-04-18

Como Citar

Silva, A. R. O., Caldarelli, C. E., Ventura, M. U., Gonzaga, G. F., & Camargo, E. F. (2021). Análise da viabilidade econômica no uso de farelo de batata-doce na ração de poedeiras agroecológica. Extensão Rural, 28(1), e1. https://doi.org/10.5902/2318179663901

Edição

Seção

Economia e Administração Rural