O USO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: AVALIAÇÃO DE REDE DE REFERÊNCIA NA REGIÃO SUL DO RS
Resumo
A produção do conhecimento tecnológico no Brasil foi intensificada em um momento histórico em que os interesses dos poderes instituídos não encontravam sintonia com as demandas originadas no setor produtivo. Os órgãos oficiais de pesquisa e de extensão rural estavam imbuídos de inseriro Brasil no contexto internacional da modernização da agricultura,atendendo aos interesses da indústria produtora de insumos agrícolas e daindústria processadora de alimentos. Deste distanciamento de interesses resultou um estoque de tecnologias não utilizadas, com conseqüente esforço destas organizações para a sua adoção. No sentido de evitar o aumento deste estoque, algumas iniciativas vêmsendo implementadas, principalmente com a utilização de metodologias participativas, associadas às estratégias de organização social, que promovem uma maior aproximação entre pesquisadores e agricultores, buscando uma melhor definição dos problemas de pesquisa, facilitando autilização do conhecimento produzido. Este estudo buscou analisar a metodologia de Redes de Referência comouma ferramenta para esta aproximação. Baseado na avaliação deresultados e na percepção de agricultores envolvidos em trabalhos queutilizaram esta metodologia sugere-se que deve haver um maior cuidado maformação destas redes, bem como a associação com outras estratégias para potencializar a utilização do conhecimento.Downloads
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Publicado
2009-11-06
Como Citar
Perera, A. F., & Gomes, J. C. C. (2009). O USO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: AVALIAÇÃO DE REDE DE REFERÊNCIA NA REGIÃO SUL DO RS. Extensão Rural, (18), 123–146. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5597
Edição
Seção
Artigos