Certificação de maçãs: um estudo sobre consumo e convenções
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318179636786Palavras-chave:
certificação, maçãs, consumidor, qualidade, convenções.Resumo
O artigo analisa a percepção do consumidor em relação aos processos de certificação e de qualidade de maçãs no momento da compra. Os atributos de qualidade e de comportamento do consumidor são discutidos com base na Economia das Convenções. Procedeu-se com uma pesquisa de campo em quatro redes supermercadistas do município de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil), para obter informações sobre o nível de conhecimento dos consumidores sobre certificação e aos atributos considerados relevantes no momento da compra. Os resultados mostram que os consumidores não primam por questões relacionadas à certificação no ato da compra de maçãs e classificam seu nível de conhecimento como baixo. Concluiu-se que as informações conhecidas sobre certificação e demais características da maçã são menos relevantes para a realidade consumidora estudada, comparada a aspectos de mercado, como o preço.
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