Tecnologias educacionais em rede como mediadoras do ensino-aprendizagem da Agroecologia: produção e uso do audiovisual nas ciências agrárias
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318179626037Palavras-chave:
agroeocologia, sustentabilidade, tecnologias educacionaisResumo
O presente trabalho apresenta o uso pedagógico das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), mais especificamente o vídeo, como mediador do ensino-aprendizagem das Ciências Agroecológicas. São abordados resultados de uma pesquisa realizada por meio do uso de questionários, com 30 alunos dos cursos das Ciências Agrárias (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Pós-Graduação em Extensão Rural) da Universidade Federal de Santa Maria-Rs/Brasil identificando entre estes, percepções acerca da funcionalidade do audiovisual no ensino-aprendizagem. As percepções apontam para a aceitação do audiovisual como importante mediador do ensino elencando este como ferramenta capaz de dar visibilidade às experiências locais e regionais possibilitando, mesmo que virtualmente, trocas de saberes e vivências, pois os sentidos permanecem estimulados por meio de som, depoimentos, imagens em movimentos e emoções partilhadas. Os resultados ainda apontam para a necessidade de revisão das práticas docentes e das bases epistemológicas onde se ancoram as Ciências Agrárias, uma vez que a contemporaneidade requer novos posicionamentos para a formação de profissionais capazes de contribuir com o Desenvolvimento Sustentável, este alicerçado na equidade social, saberes tradicionais, equilíbrio dos ecossistemas e autonomia dos sujeitos.
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