Tecnologias educacionais em rede como mediadoras do ensino-aprendizagem da Agroecologia: produção e uso do audiovisual nas ciências agrárias

Auteurs

  • Rogério Oliveira Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Gisele Martins Guimarães Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/2318179626037

Mots-clés :

agroeocologia, sustentabilidade, tecnologias educacionais

Résumé

O presente trabalho apresenta o uso pedagógico das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), mais especificamente o vídeo, como mediador do ensino-aprendizagem das Ciências Agroecológicas. São abordados resultados de uma pesquisa realizada por meio do uso de questionários, com 30 alunos dos cursos das Ciências Agrárias (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Pós-Graduação em Extensão Rural) da Universidade Federal de Santa Maria-Rs/Brasil identificando entre estes, percepções acerca da funcionalidade do audiovisual no ensino-aprendizagem. As percepções apontam para a aceitação do audiovisual como importante mediador do ensino elencando este como ferramenta capaz de dar visibilidade às experiências locais e regionais possibilitando, mesmo que virtualmente, trocas de saberes e vivências, pois os sentidos permanecem estimulados por meio de som, depoimentos, imagens em movimentos e emoções partilhadas. Os resultados ainda apontam para a necessidade de revisão das práticas docentes e das bases epistemológicas onde se ancoram as Ciências Agrárias, uma vez que a contemporaneidade requer novos posicionamentos para a formação de profissionais capazes de contribuir com o Desenvolvimento Sustentável, este alicerçado na equidade social, saberes tradicionais, equilíbrio dos ecossistemas e autonomia dos sujeitos.

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Rogério Oliveira Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Zootecnista, Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluno do Programa Especial de Graduação para Educação Profissional (UFSM).

Gisele Martins Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

De formação multidisciplinar, é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, Mestre em Extensão Rural pela mesma instituição e Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (PPGExR- UFSM). Atua como pesquisadora e consultora técnica nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento Territorial e Identidades (Socioculturais e Profissionais), Extensão e Comunicação Rural, Agricultura Familiar, Agroindústrias Familiares, Educação e Soberania Alimentar, Juventude Rural, Políticas Públicas. É integrante do Núcleo de Estudos em Produção Artesanal de Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (NEPALS) e do Grupo de Pesquisa em Extensão Rural Aplicada - UFSM. 

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Publiée

2017-11-04

Comment citer

Pinheiro, R. O., & Guimarães, G. M. (2017). Tecnologias educacionais em rede como mediadoras do ensino-aprendizagem da Agroecologia: produção e uso do audiovisual nas ciências agrárias. Extensão Rural, 24(3), 104–121. https://doi.org/10.5902/2318179626037