Educação inclusiva no ensino superior: relato de experiência de projeto de extensão Ledor Amigo no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115174139Parole chiave:
COVID-19, Educação inclusiva, Deficiência visualAbstract
Este trabalho consiste no relato de experiência do projeto de extensão Ledor Amigo desenvolvido em uma universidade pública federal, durante a quarentena pela pandemia da COVID-19. O projeto concebido em 2018 foi adaptado, passando a atuar nas três dimensões: capacitação do estudante, atenção ao aluno com deficiência visual e divulgação de conteúdos sobre educação inclusiva e resultados conquistados no projeto. Fundamentou-se na pesquisa-intervenção que melhor se adequa aos critérios de classificação de projetos como extensão, também colaborando para a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Contou com a participação de dez estudantes, sendo nove bolsistas e um voluntário que tinham origem em diversos cursos de graduação. Existe ainda longo percurso para que a educação inclusiva seja uma realidade, no entanto, no período remoto algumas competências ficaram fortalecidas a partir do uso de tecnologias educacionais e digitais acessíveis.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL, 2016. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
BRASIL, 2016. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 18 de novembro de 2022.
FREIRE, A. P.; PAIVA, D. M. B. e FORTES, R. P. de M. Acessibilidade digital durante a pandemia da COVID-19: uma investigação sobre as instituições de ensino superior públicas brasileiras. Porto Alegre: Revista Brasileira de Informática na Educação, v.28, 2020.
LEITE, L.; SILVA, M. C. R.; SIMÕES, T. M. S.; SILVA, A. C. S. e PEREIRA, M. Impactos da covid-19 na graduação da pessoa com deficiência visual. Bom Jesus da Lapa: Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, 2020.
ROCHA, M. L. da. Psicologia e as Práticas Institucionais: A Pesquisa-Intervenção em Movimento. Revista PSICO, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 169-74, maio-agosto de 2006.
SOUZA, Joanna Belarmino de. O Sistema Braille 200 Anos Depois: Apontamentos Sobre sua Longevidade na Cultura. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 20, edição especial. p. 92 a 103, novembro de 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2024-01-03 (2)
- 2023-12-29 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.