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Educação inclusiva no ensino superior: relato de experiência de projeto de extensão Ledor Amigo no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115174139

Palavras-chave:

COVID-19, Educação inclusiva, Deficiência visual

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência do projeto de extensão Ledor Amigo desenvolvido em uma universidade pública federal, durante a quarentena pela pandemia da COVID-19. O projeto concebido em 2018 foi adaptado, passando a atuar nas três dimensões: capacitação do estudante, atenção ao aluno com deficiência visual e divulgação de conteúdos sobre educação inclusiva e resultados conquistados no projeto. Fundamentou-se na pesquisa-intervenção que melhor se adequa aos critérios de classificação de projetos como extensão, também colaborando para a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Contou com a participação de dez estudantes, sendo nove bolsistas e um voluntário que tinham origem em diversos cursos de graduação. Existe ainda longo percurso para que a educação inclusiva seja uma realidade, no entanto, no período remoto algumas competências ficaram fortalecidas a partir do uso de tecnologias educacionais e digitais acessíveis.

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Biografia do Autor

Luciana Silva Torres Matshita, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 Professora/Estudante da UNIRIO, Administradora Industrial, Mestre em Administração Pública, Doutoranda em Educação.

Carlos Henrique da Silva Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cládice Nobile Diniz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO.

Diógenes Pinheiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIRIO.

Referências

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Publicado

2023-12-29

Versões

Como Citar

Matshita, L. S. T., Oliveira, C. H. da S., Diniz, C. N., & Pinheiro, D. (2023). Educação inclusiva no ensino superior: relato de experiência de projeto de extensão Ledor Amigo no ensino remoto. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(2), 100–110. https://doi.org/10.5902/2447115174139

Edição

Seção

Relatos de experiência