Otium Caritatis
DOI :
https://doi.org/10.5902/2447115189656Mots-clés :
Ócio criativo, Artesanato, Saúde mentalRésumé
Vivemos em um mundo cuja velocidade das mudanças é cada vez maior, os dias parecem ter menos horas, temos muitas atividades e todas são urgentes. Esses e outros motivos não nos deixam parar e pensar o quanto estamos nos tornando cada vez mais individualistas, mais isolados, sem condições de dar e receber atenção dos que nos rodeiam. Diante desse cenário, o projeto de extensão Otium Caritatis promove um tempo de ócio criativo a alunos e servidores universitários por meio do ensino e aprendizagem de técnicas de artesanato, a fim de melhorar a capacidade dos participantes de pensar, de ter ideias, de estabelecer estratégias, de dar passos seguintes, e traçar metas para o futuro.
Téléchargements
Références
AZAMBUJA, Paula Lima; CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano. O planejamento docente na educação infantil: metamorfoses e sentidos ao aprender. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 22, n. 2, Jul./Dez. 2017.
CABEZA, Manuel Cuenca; AMIGO, Macarena Cuenca. O encontro entre o ócio e a cultura: Reflexões sobre o ócio criativo desde a investigação empírica. Revista Lusófona de Estudos Culturais, v. 1, n. 2, p. 4-27| 28-48, 2013.
CLAVE BRULE M. Managing anxiety in eating disorders with knitting, 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19367130 Acesso em 1 de Agosto de 2022.
CONTE, Elaine. Aporias da performance na educação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
CSIKSZENTMIHALYI, M.; CUENCA CABEZA, M.; BUARQUE, C.; TRIGO, V. Y OTROS, (2001) Ocio y desarrollo. Potencialidades del ocio para el desarrollo humano. Colección de Documentos de Estudios de Ocio. Bilbao: Universidad de Deusto.
DE MASI, Domenico. Como praticar ócio criativo nos dias de hoje. Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/carreira/como-praticar-ocio-criativo-nos-dias-de-hoje-segundo-domenico-de-masi/. Acessado em: 01 de agosto de 2022.
DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. Tradução de Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. Tradução de: Ozio Creativo.
GEDA, Yonas E. et al. Engaging in cognitive activities, aging, and mild cognitive impairment: a population-based study. The Journal of neuropsychiatry and clinical neurosciences, v. 23, n. 2, p. 149-154, 2011.
GESSER, ANA CLAUDIA et al. Ócio criativo aplicado nos estudantes do IFC-campus Araquari, 2019.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. O ócio criativo e a educação para o século XXI. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v.16, n. 1, 2018.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Linhas Críticas, v. 26, 2020.
KELLER, Paulo Fernando. O artesão e a economia do artesanato na sociedade contemporânea. Política & Trabalho, n. 41, 2014.
LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.
MEL, Lucimeire Vieira Rigonato da Silva et al. Os Desafios dos Educadores do Século XXI: Ensinar Com Alegria e Criatividade. Rev. Saberes, Rolim de Moura, vol. 3, n. 2, jul./dez., p. 126-137, 2015.
MIHALY CSIKSZENTMIHALYI . Flow: The Psychology of Optimal Experience, 1990, Publisher: Harper & Row Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/224927532_Flow_The_Psychology_of_Optimal_Experience Acesso em 1 de Agosto de 2022.
SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz; WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini. " Grupo" de artesanato: espaço favorável à promoção da saúde mental. Escola Anna Nery, v. 15, p. 291-299, 2011.
SILVA, Susi Alves Silva. Quatro pilares da educação para o século XXI: análise de sua aplicação em uma escola de Aracaju. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2012.
VIEIRA, Geruza Silva de Oliveira et al. Artesanato: identidade e trabalho. 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.



