“Veja aqui, 12 mais 12 é 24. As duas partes vão ter 12”: o que revela a vivência de pibidianos em uma oficina sobre frações no 8° ano do Ensino Fundamental?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2447115187633

Mots-clés :

Ensino de Matemática, Formação inicial, Oficina sobre frações, PIBID

Résumé

Este artigo apresenta um relato de experiência, que tem por objetivo socializar o processo de construção e desenvolvimento de uma oficina realizada numa turma de 8° ano do Ensino Fundamental. A intervenção ocorreu em uma escola municipal, localizada na cidade de Amargosa-BA, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os meses de outubro a dezembro de 2023. A partir da solicitação da professora supervisora e das observações realizadas na escola campo, foi elaborada uma oficina com o conteúdo de frações, utilizando material manipulável para a sua realização. Como resultado foi observado que houve um interesse e participação dos estudantes, a realização da oficina ocorreu conforme o planejado, e foi possível observar aprendizagens a partir de como os estudantes desenvolveram as atividades propostas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Júlia Auany Andrade Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemaática 2022-2024.

Hellen dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Volun´tária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), subprojeto Matemática 2022-2024.

Felipe Dias Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Volun´tário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), subprojeto Matemaática 2022-2024.

Anna Thayrine Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática 2022/2024.

Daiane Venâncio Bitencourt, Escola Municipal Almeida Sampaio

Mestra em Educação Matemática (UESC). Professora de Matemática na Prefeitura Municipal de Amargosa - BA. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática 2022/2024.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de Ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática 2022/2024.

Références

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Publié-e

2025-05-20

Comment citer

Silva, J. A. A., Silva, H. dos S., Santana, F. D., Santos, A. T. C. dos, Bitencourt, D. V., & Madruga, Z. E. de F. (2025). “Veja aqui, 12 mais 12 é 24. As duas partes vão ter 12”: o que revela a vivência de pibidianos em uma oficina sobre frações no 8° ano do Ensino Fundamental?. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e87633. https://doi.org/10.5902/2447115187633

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência