Relato de la experiencia de intercambio y su uso para la conciencia crítica del lenguaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115173656

Palabras clave:

Intercambio, Informe de experiencia, Conciencia crítica del lenguaje

Resumen

La redacción del presente trabajo, realizada durante el intercambio de una de las autoras, además de ser una actividad para aprovechar los estudios en la disciplina de Conciencia Crítica del Lenguaje, impartida por el profesor en coautoría, de la graduación en Letras-Inglés en la Universidad Estadual de Londrina (UEL), es importante presentar lo aprendido, compararlo con estudios en Brasil y relacionarlos con la propia disciplina. Durante el informe se expondrá el modelo utilizado para redactarlo; las experiencias durante el período de intercambio; nuevos conocimientos y cosmovisiones que se pueden adquirir y realidades que se pueden percibir; cómo se realizaron las tareas en el período; la relación con la institución de origen en Brasil durante la investigación en Canadá; y comparaciones entre ambos países en el ámbito académico y social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Ruiz de Melo, Universidade Estadual de Londrina

Biografia: Discente de Letras Inglês da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi bolsista de iniciação científica do CNPq com o projeto "Letramentos Ideológicos Justapostos aos Letramentos Acadêmicos", e foi contemplada com Menção Honrosa por Mérito Científico pela apresentação do referido trabalho no Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC/UEL) de 2021. Também pelo mesmo trabalho foi indicada ao 19º Prêmio Destaque do CNPq. Faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), coordenado por Vera Lúcia Lopes Cristovão, que é sua orientadora. Foi estagiária com remuneração na Maple Bear Canadian School de Londrina, onde exerceu a função de professora auxiliar. Fez parte do corpo docente voluntário do Cursinho Mãos Amigas até agosto de 2021, onde ministrava aulas de língua inglesa. Foi certificada com nível C1 no CEFR pelo IELTS, em 2022. Atualmente foi prestigiada com o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), onde está a realizar intercâmbio na University of Regina, Regina, Saskatchewan, Canadá.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Citas

BEATO-CANATO, A. P. M; BACK, R; CRISTOVÃO, V. L. L; FRANCESCON, P. K. Voices from the Aboriginals: uma resposta do sul a favor de sulear a educação linguística. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 27, n. 3, p. 744–762, 16 set. 2022.

BONAVISTA, L. Saiba quais são as cidades mais seguras do Canadá. Disponível em: https://etacanadavisa.com.br/post/saiba-quais-sao-as-cidades-mais-seguras-do-canada/. Acesso em: 23 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.

BRETON, H.; ALVES, C. A. A NARRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA FACE AO “PROBLEMA DIFÍCIL” DA EXPERIÊNCIA: ENTRE MEMÓRIA PASSIVA E HISTORICIDADE. Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 38–51, 1 fev. 2021.

CANADA, G. A. Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Disponível em: https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng. Acesso em: 22 nov. 2022.

CANADIAN FEDERATION OF STUDENTS. Fairness for International Students. Disponível em: https://www.cfsmb.ca/campaigns/fairness-for-international-students#:~:text=The%20Fairness%20for%20International%20Students,compared%20to%20their%20domestic%20colleagues. Acesso em: 17 dez. 2022.

CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista Educação Pública, v. 18, n. 12, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-do-conhecimento-na-construo-do-saber-sociocultural-e-cientfico. Acesso em: 27 dez. 2022.

Curriculum Outcomes. Disponível em: https://www.concentus.ca/curriculum-outcomes/#:~:text=Saskatchewan%20curricula%20are%20designed%20to. Acesso em: 24 nov. 2022.

GOVERNMENT OF CANADA. National Day for Truth and Reconciliation. Disponível em: https://www.canada.ca/en/canadian-heritage/campaigns/national-day-truth-reconciliation.html. Acesso em: 22 nov. 2022.

Índice global da paz 2022. Disponível em: https://pt.countryeconomy.com/demografia/indice-global-paz. Acesso em: 23 nov. 2022.

LISSARDY, G. “O que aconteceu no Canadá foi genocídio”, diz parlamentar indígena. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57786853. Acesso em: 22 nov. 2022.

MOREIRA, L. G. G.; ASSIRATI, M. A. O Estado anti-indígena: da colônia ao novo golpe. Tensões Mundiais, v. 15, n. 29, p. 97–118, 2019.

MUSSI, R. F. DE F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. DE. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60–77, 1 set. 2021.

REDAÇÃO SISMMAR. A quem interessa o desmonte da Educação Pública?. Disponível em: https://opopularpr.com.br/a-quem-interessa-o-desmonte-da-educacao-publica/. Acesso em: 23 nov. 2022.

RIBEIRO, D. Sobre o óbvio. Disponível em: http://www.biolinguagem.com/ling_cog_cult/ribeiro_1986_sobreoobvio.pdf.

ROLLEMBERG, M. “A situação dos povos indígenas no Brasil é dramática”. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/a-situacao-dos-povos-indigenas-no-brasil-e-dramatica/. Acesso em 22 nov. 2022.

Saskatchewan Curriculum | English Language Arts 6. Disponível em: https://www.edonline.sk.ca/webapps/moe-curriculum-BB5f208b6da4613/CurriculumOutcomeContent?id= 32 & oc=73759. Acesso em: 22 nov. 2022.

STERZUK, A.; HENGEN, S. “When I Came to Canada like I Heard Lots of Bad Stuff About Aboriginal People”: Disrupting Settler Colonial Discourses Through English Language Teaching. International Perspectives on Critical Pedagogies in ELT, p. 19–37, 12 nov. 2018.

TAYLOR, S. K., DESPAGNE, C., & FAEZ, F. (2017). Critical language awareness. In John I. L. The TESOL encyclopedia of English language teaching: Teaching speaking and pronunciation in TESOL. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Regina. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Regina. Acesso em 22 nov. 2022.

WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. University of Regina. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/University_of_Regina#Notable_faculty_and_alumni. Acesso em 22 nov. 2022.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

Melo, A. B. R. de, & Cristovão, V. L. L. (2023). Relato de la experiencia de intercambio y su uso para la conciencia crítica del lenguaje. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(1), 103–112. https://doi.org/10.5902/2447115173656

Número

Sección

Informes de Experiencia