Educación agroforestal de base eco: una experiencia con el uso de metodologías a distancia e interactivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115169141

Palabras clave:

agroecología, COVID 19, curso virtual

Resumen

La experiencia describe un curso de extensión en agroforestería de base ecológica, realizado por NEA Gaia Centro Sul, de la UERGS, durante la pandemia de COVID-19, que fue realizado virtualmente, con clases semanales sincrónicas, utilizando las plataformas Youtube y StreamYard, y actividades asincrónicas con Google Classroom. Los temas abordados fueron: reconexión entre bosques, cultivos y personas; Agroforestería en el Antropoceno: definiciones, historia, conceptos y principios; Implementación y manejo de agroforestería; Las mujeres y sus traspatios: saberes y prácticas agroforestales; Productos de sociobiodiversidad en sistemas agroforestales y extractivos; Certificación de agrosilvicultura de base ecológica en RS; y, Experiencias Agroforestales. Los participantes del curso pudieron interactuar a través del chat disponible en las actividades. El curso puede considerarse un hito en cuanto a la integración de saberes agroforestales, al haber reunido a educadores y participantes de diferentes regiones del país.

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Biografía del autor/a

Rosana Rocha da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Agricultora familiar com Certificação Orgânica na Unidade de Produção Agrícola - Campo Livre Alimentos Agroecológicos. Bacharelada em Desenvolvimento Rural/UFRGS(2017). Especialista em Agroecologia e Produção Orgânica/UERGS (2019). Educadora Popular. Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza pela UNIPAMPA Uruguaiana (2021). Bolsista da UERGS e CNPq no projeto "Agroecologia para Guardiões de sementes crioulas da região centro/Sul do Rio Grande do Sul" (2021). 

Gabriela Schmitz Gomes, Universidad Estatal de Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professora no Curso de Pós Graduação em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e engenheira florestal no Sítio Surucuá Educação Agroflorestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestamento e Reflorestamento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, sistemas agroflorestais e manejo sustentável.

Franklin Sales de Oliveira, Universidad Estatal de Rio Grande do Sul

Atualmente é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Tem experiência em Inglês Básico pelo curso da American Conversation English School e Inglês Intermediário pelo curso da Academy of Languages, ambos de Alta Floresta- MT. Colabora há cerca de dois anos na Cooperbio - Cooperativa de base camponesa de Seberi-RS, no setor de alimentos agroecológicos, comercialização e produção de Biominerais e Biofertilizantes. Além de ter experiência na área de construção de roteiros e edição de vídeo para campanhas audiovisuais das Rádios Comunitárias, com experiência inicial e intermediária nos Software`s Audacity, Pinnacle Studio e Filmora 9, também tem formação teatral com a linha teórica de Augusto Boal (Teatro do Oprimido). Compõe o Coletivo de Comunicação do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores, faz parte da Brigada de comunicação Nen u toy fã, que tem como objetivo levar comunicação popular aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, sendo construída por jovens comunicadores que desde o início são expostos às ferramentas de gravação, edição e técnicas textuais para compor roteiros de rádio-teatro, radiojornalismo, spots e vinhetas.

Janaína Tauil Bernardo, Universidad Estatal de Rio Grande do Sul

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/Uergs NEA Gaia Centro Sul. Professora em Fitopatologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Fitossanidade sub-área de Nematologia, pela Universidade Federal de Pelotas-RS (2017). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Controle Biológico de Fitonematoides pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Tem conhecimentos multidisciplinares em Manejo Fitossanitário Agroecológico. Atua nos temas relacionados às áreas: controle biológico de fitonematoides, produção de insumo orgânico na propriedade e fermentação de fungos de controle biológico.

José Antônio Kroeff Schmitz, Universidad Estatal de Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atuou como produtor e administrador rural e como Responsável Técnico de viveiros de frutíferas na região do Vale do Cai - RS, entre 1987 e 1994. Atuou como pesquisador da FEPAGRO entre 2002 e 2005. Atualmente, é professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, atuando na Unidade em Santa Cruz do Sul, junto ao Curso de Bacharelado em Agroecologia e ao Pós-graduação em Agroecologia e Produção Orgânica. Sua atuação profissional tem sido voltada aos seguintes temas: Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável e Tecnologias de apoio à transição agroecológica.

Citas

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Publicado

2022-12-18

Cómo citar

Silva, R. R. da ., Schmitz Gomes, G. S., Sales de Oliveira, F. S. de, Tauil Bernardo, J. T., & Kroeff Schmitz, J. A. K. . (2022). Educación agroforestal de base eco: una experiencia con el uso de metodologías a distancia e interactivas. Experiência. Revista Científica De Extensão, 8(2), 113–124. https://doi.org/10.5902/2447115169141

Número

Sección

Informes de Experiencia