Promoção e Proteção de Direitos Humanos de Migrantes e Refugiados: Fundamentos teórico-práticos do Migraidh da UFSM

Autores

  • Giuliana Redin Universidade Federal de Santa Maria/Professora Pesquisadora

Resumo

Instituído em 2013 no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, o Migraidh, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, fundamenta sua atuação teórico-prática no reconhecimento do direito humano de migrar, do sujeito e do sujeito de direitos e pressupõe as migrações internacionais como um “fato social total”. Estruturadas psicossocialmente no campo da exclusão/negação constitutiva do Estado-nação, da subjetividade humana e das instituições sociais, as migrações internacionais representam um dos grandes desafios de direitos humanos. O presente texto aborda a atuação teórico-prática do Migraidh, apoiada na metodologia do “Encontro com o Outro” de inspiração freiriana como “busca cognoscente”, do reconhecimento, e as implicações nas respostas práticas situadas nas duas dimensões: político-jurídica e psicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliana Redin, Universidade Federal de Santa Maria/Professora Pesquisadora

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. Professora Associada, nível I, da Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação e Departamento de Direito da UFSM. Coordenadora do Migraidh e Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM. Associada da Rede Advocacy Colaborativo, da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e da Rede Acadêmica Latino-Americana de Direito e Integração de Pessoas Refugiadas (Rede LAREF).

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Redin, G. (2022). Promoção e Proteção de Direitos Humanos de Migrantes e Refugiados: Fundamentos teórico-práticos do Migraidh da UFSM. Experiência. Revista Científica De Extensão, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/68902

Edição

Seção

Artigos