Pedagogia da Alternância: práticas na licenciatura em Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115186179

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, Educação do campo, Práticas pedagógicas

Resumo

O trabalho aborda a Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacabal, em conjunto com o Centro de Ciências de Codó. Objetivo geral: compreender o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância na LEDOC. Objetivo específicos: observar e identificar o contexto da universidade em sua prática e assim compreender a realidade e os desafios enfrentados. Com embasamento teórico em autores como Nosella (2012), Silva (2021), Cordeiro (2009),dentre outros. A metodologia inclui um estudo bibliográfico com base em Gil (2008) e uma etapa de campo com visita técnica, observações e entrevistas. Os resultados destacam a missão da LEDOC em gerar conhecimento e a importância de adaptar práticas pedagógicas na Educação do Campo. Conclui-se que a pesquisa alcançou seus objetivos, proporcionando insights sobre o passado e as possibilidades futuras desse ensino.

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Biografia do Autor

Lucas Paulo Carneiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA 

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da Universidade Federal do Maranhão em Codó.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Silva, L. P. C. da, & Oliveira, K. A. de. (2025). Pedagogia da Alternância: práticas na licenciatura em Educação do Campo. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e86179. https://doi.org/10.5902/2447115186179

Edição

Seção

Relatos de experiência