Pedagogia da Alternância: práticas na licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115186179Palavras-chave:
Pedagogia da alternância, Educação do campo, Práticas pedagógicasResumo
O trabalho aborda a Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacabal, em conjunto com o Centro de Ciências de Codó. Objetivo geral: compreender o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância na LEDOC. Objetivo específicos: observar e identificar o contexto da universidade em sua prática e assim compreender a realidade e os desafios enfrentados. Com embasamento teórico em autores como Nosella (2012), Silva (2021), Cordeiro (2009),dentre outros. A metodologia inclui um estudo bibliográfico com base em Gil (2008) e uma etapa de campo com visita técnica, observações e entrevistas. Os resultados destacam a missão da LEDOC em gerar conhecimento e a importância de adaptar práticas pedagógicas na Educação do Campo. Conclui-se que a pesquisa alcançou seus objetivos, proporcionando insights sobre o passado e as possibilidades futuras desse ensino.
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