Práticas integrativas e complementares como estratégia de promoção de Saúde Mental para estudantes do ensino superior: experiências de uma universitária de Terapia Ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115187788

Palavras-chave:

Auriculoterapia, Saúde mental, Terapia floral

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência de uma estudante do curso de terapia ocupacional no projeto de extensão “PIC´s no Cuidado", desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, no período compreendido de agosto de 2022 a julho de 2023. O supracitado projeto visa estimular o ensino e o exercício das práticas integrativas e complementares, especificamente: a terapia floral e auriculoterapia, para a comunidade acadêmica e público externo, funcionando nas modalidades presencial e remota. A atuação da discente se deu mediante o processo de formação nas práticas, produção e publicação de resumos sobre as PICS e a identificação da necessidade de mais incentivos para a ampliação da oferta dessa possibilidade terapêutica enquanto ferramenta de promoção de saúde mental para o corpo discente universitário.

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Biografia do Autor

Samara Simone Tenório Urbano Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em andamento em Terapia Ocupacional na Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Márcia Maria Mont'Alverne de Barros, Universidade Federal da Paraíba

Terapeuta Ocupacional. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social com a pesquisa: "Representações Sociais das Equipes Multiprofissionais de Dispositivos de Atenção Psicossocial em Relação às Mulheres Usuárias de Drogas", sob a supervisão da Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel - Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Saúde Coletiva (UECE) com a tese intitulada: "Experiências das Famílias Com Usuários Atendidos em Dispositivos de Atenção Psicossocial", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Salete Bessa Jorge. Especialista em Saúde Mental (UECE); Especialista em Saúde da Família (UVA; EFSFVS); Terapeuta comunitária (UFC); Mestra em Saúde Pública (UECE); Foi Vice-Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB (Gestão julho de 2019 a julho de 2021); Consultora "ad hoc" dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Avaliadora de periódicos da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO. Membro do Conselho Editorial da Revista SANARE - Revista de Políticas Públicas de Sobral-CE. Autora dos livros: Poesia em tempos de pandemia, Experiências das famílias cuidadoras de pessoas com transtornos mentais e Concepções e práticas de atenção à saúde mental: o discurso do sujeito coletivo. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa: Saúde Mental, Família e Rede de Atenção Psicossocial, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Sua Interface com a Atenção Primária em Saúde (APS); Atenção aos Usuários com Transtornos Mentais e com Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas e aos seus Respectivos Grupos Familiares; Terapia Ocupacional no Universo da Atenção em Saúde Mental.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Ferreira, S. S. T. U., & Barros, M. M. M. de. (2025). Práticas integrativas e complementares como estratégia de promoção de Saúde Mental para estudantes do ensino superior: experiências de uma universitária de Terapia Ocupacional. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e87788. https://doi.org/10.5902/2447115187788

Edição

Seção

Relatos de experiência

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