Prácticas integrativas y complementarias como estrategia para la promoción de la Salud Mental para estudiantes de educación superior: experiencias de una universitaria de Terapia Ocupacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115187788

Palabras clave:

Auriculoterapia, Salud mental, Terapia floral

Resumen

Este trabajo consiste en el informe de experiencia de una estudiante del curso de terapia ocupacional en el proyecto de extensión “PIC's en Cuidado”, desarrollado en la Universidad Federal de Paraíba, en el período de agosto de 2022 a julio de 2023. El mencionado proyecto tiene como objetivo estimular la enseñanza y el ejercicio de prácticas integrativas y complementarias, específicamente: terapia floral y auriculoterapia, para la comunidad académica y público externo, funcionando en modalidades presenciales y remotas. La actuación de la estudiante se produjo mediante el proceso de formación en prácticas, producción y publicación de resúmenes sobre PICS y la identificación de la necesidad de más incentivos para ampliar la oferta de esta posibilidad terapéutica como herramienta para promover la salud mental para el cuerpo estudiantil universitario.

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Biografía del autor/a

Samara Simone Tenório Urbano Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em andamento em Terapia Ocupacional na Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Márcia Maria Mont'Alverne de Barros, Universidad Federal de Paraíba

Terapeuta Ocupacional. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social com a pesquisa: "Representações Sociais das Equipes Multiprofissionais de Dispositivos de Atenção Psicossocial em Relação às Mulheres Usuárias de Drogas", sob a supervisão da Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel - Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Saúde Coletiva (UECE) com a tese intitulada: "Experiências das Famílias Com Usuários Atendidos em Dispositivos de Atenção Psicossocial", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Salete Bessa Jorge. Especialista em Saúde Mental (UECE); Especialista em Saúde da Família (UVA; EFSFVS); Terapeuta comunitária (UFC); Mestra em Saúde Pública (UECE); Foi Vice-Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB (Gestão julho de 2019 a julho de 2021); Consultora "ad hoc" dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Avaliadora de periódicos da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO. Membro do Conselho Editorial da Revista SANARE - Revista de Políticas Públicas de Sobral-CE. Autora dos livros: Poesia em tempos de pandemia, Experiências das famílias cuidadoras de pessoas com transtornos mentais e Concepções e práticas de atenção à saúde mental: o discurso do sujeito coletivo. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa: Saúde Mental, Família e Rede de Atenção Psicossocial, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Sua Interface com a Atenção Primária em Saúde (APS); Atenção aos Usuários com Transtornos Mentais e com Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas e aos seus Respectivos Grupos Familiares; Terapia Ocupacional no Universo da Atenção em Saúde Mental.

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Ferreira, S. S. T. U., & Mont’Alverne de Barros, M. M. M. de. (2025). Prácticas integrativas y complementarias como estrategia para la promoción de la Salud Mental para estudiantes de educación superior: experiencias de una universitaria de Terapia Ocupacional. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e87788. https://doi.org/10.5902/2447115187788

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