Integração de metodologias ativas e elaboração de modelos anatômicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos em uma escola pública de Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115186949Schlagworte:
Anatomia, Ensino e aprendizagem, Metodologias ativasAbstract
O ensino de Anatomia Humana é crucial, exigindo abordagens que vão além da memorização, promovendo o interesse dos alunos por meio de métodos contextualizados. Este trabalho propõe uma metodologia ativa e sequência didática para abordar o sistema cardiovascular. Diante da escassez de recursos, como falta de materiais anatômicos, laboratórios e tecnologia, o estudo visa examinar a dinâmica de ensino em uma escola pública de Fortaleza, utilizando uma oficina didática. Embasado nas diretrizes curriculares governamentais e teorias de Ausubel e Araújo e Mazur, o estudo conclui que a metodologia ativa, particularmente a Aprendizagem em Pares, aliada à sequência didática, é eficaz no ensino da anatomia cardíaca. os resultados indicam que essa abordagem permite a elucidação de conceitos fundamentais, estimulando novas ideias e horizontes para a continuidade da pesquisa.
Downloads
Literaturhinweise
AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed., Rio de Janeiro: Intera-mericana, 1980. 625 p.
AUSUBEL, D. P. The Psychology of meaningful verbal learning. 2. ed. New York: Grune & Stratton, 1968.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRAZ, P. R. P. Método didático aplicado ao ensino de anatomia humana. Anuário da produção acadêmica docente, [S.l.], v. 3, n. 4, p. 303-310, 2009.
COSTA, R. D. A. Tecnologias digitais e metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Anatomia humana em cursos superiores. In: TOVAR-GÁLVEZ, J. C. (Ed). Trends and challenges in Higher Education in Latin America. Eindhoven, NL: Adaya Press, 2018. p. 191-199. DOI: https://doi.org/10.58909/ad18438298
FORNAZIERO. C. C; GIL, C. R. R. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana.Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 142-146, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v27.2-009
LIMA, Leandro Freitas; MOREIRA, Osvaldo Costa; CASTRO, Eduardo França. Novos olhares sobre o ensino da fisiologia humana e da fisiologia do exercício. Revista Brasileira de Prescrição e Fisio-logia do Exercício, São Paulo, v. 8, n. 47, p. 507-513, 2014.
MONTES, M. A. A.; SOUZA, C. T. V. Estratégia de ensino-aprendizagem da anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 2-12, 2010.
MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Tradução: Anatólio Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015. Título Original: Peer Instruction: A Revolution in Active Learning
MAZUR, E.; SOMERS, M. D. (1997). Peer instruction: A user’s manual. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1997. 253 p.
OLIVEIRA, J. L. Ensinar e aprender com as tecnologias digitais em rede: possibilidades, desafios e tensões. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 161-184, 2018. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33476
PEREIRA, R. Método ativo: técnicas de problematização da realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 6, 2012, São Cristóvão-SE. Anais do VI EDUCON. São Cristóvão, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2012. p. 1-15.
PEREIRA, G.; POZZOBON, A.; OLIVEIRA, V. Anatomia na prática: Sistema Musculoesque-lético. Lajeado: Univates, 2015.
SALBEGO, C.; OLIVEIRA, E. M. D.; SILVA, M. A.R.; BUGANÇA, P. R. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educa-ção Médica, [S.l.], v. 39, n. 1, p. 23-31, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00732014
TOBASE, L.; TAKAHASHI, R. T. Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável. Revista da Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 175-180, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342004000200008
TRIVELATO, Sílvia L. Frateschi; TONIDANDEL, Sandra M. Rudella. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educa-ção em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. spl, p. 97-114, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s06
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.



