Extensão Universitária no curso de Pedagogia: diálogos inspiradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115171861

Palavras-chave:

Extensão universitária, Currículo, Pedagogos

Resumo

Este artigo apresenta um relato analítico de diálogos inspiradores para implantação da Extensão no curso de Pedagogia de uma universidade estadual de modo a possibilitar sua expansão e abarcar discussões que a colocam, de fato, a serviço da formação acadêmica dos estudantes da Licenciatura. Ele se inicia caracterizando o contexto da Extensão na sua implantação, que teve dois caminhos condicionantes: análise documental, regulamentada pela própria universidade, Resolução de nº 287, de 04 de março de 2021, e pelos preceitos legais do governo federal. Após a implementação da Resolução da Universidade para operacionalizar a obrigação dos 10% da carga horária dos cursos de graduação em atividades de extensão, há uma inevitável e constante discussão entre os membros do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia para alteração da curricularização da extensão como parte indissociável do ensino e da pesquisa.

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Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica de Divinópolis. Doutor em Educação.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Barbosa, J. M. S. (2023). Extensão Universitária no curso de Pedagogia: diálogos inspiradores . Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(1), 82–94. https://doi.org/10.5902/2447115171861

Edição

Seção

Relatos de experiência