O impacto do Programa Ensino Médio Inovador sobre as proficiências do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650975433

Palavras-chave:

Economia, Desenvolvimento socioeconômico, Educação

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar o impacto do programa ensino médio inovador sobre a proficiência em língua portuguesa e matemática do Sistema de avaliação da educação básica dos alunos do terceiro ano do ensino médio no ano de 2019 em Santa Catarina. Para conseguir esse objetivo a metodologia utilizada é quantitativa: o método quase experimental do pareamento por escore de propensão (PSM) é aplicado utilizando os dados do SAEB. 

Após a aplicação do pareamento com escore de propensão, foram identificados um efeito não significante estatisticamente sobre a proficiência em língua portuguesa e um positivo, significante estatisticamente, de 11,33 pontos sobre a proficiência em matemática.

De acordo com esses resultados, o Ensino médio inovador não apresenta efeitos sobre a proficiência em língua portuguesa, enquanto, por outro lado, proporciona um efeito positivo sobre a proficiência em matemática. O programa precisa assim expandir o esforço para ampliar os conhecimentos na área de língua portuguesa e humanística in geral. Ainda que não seja um dos objetivos do ProEMI, esse resultado poderia ser facilmente alcançado, considerando que alguns dos objetivos do ProEMI, como a ampliação do tempo dos estudantes na escola integral e a interdisciplinaridade, podem incentivar a aprendizagem na área de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Marcos Ezequiel Abregú, UFSC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina(2023) e ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Jeronimo Luis de Cabrera(1997).

Michele Romanello, Universidade Federal de Santa Catarina

Michele possui doutorado em Desenvolvimento Econômico (2014) pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Economic Management and Policy (2010) pela Strathclyde University (Reino Unido).
Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina.
Em 2020-2021 foi pesquisador visitante (Pós-doutorado) no International Institute of Social Studies na Holanda. Anteriormente, foi pesquisador do International Policy Center for Inclusive Growth, centro de pesquisa do United National Development Programme e trainee no Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. Sua pesquisa tem se concentrado em educação, desigualdade, avaliação de políticas e economia do desenvolvimento.

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Publicado

2024-08-17

Como Citar

Abregú, M. E., & Romanello, M. (2024). O impacto do Programa Ensino Médio Inovador sobre as proficiências do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em Santa Catarina. Economia E Desenvolvimento, 35, e75433. https://doi.org/10.5902/1414650975433

Edição

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Artigos