Sobre a Revista

Foco e Escopo

A E&D tem a finalidade de divulgar a produção científica na forma de artigos e resenhas visando a promoção do debate acadêmico nas diversas temática (teóricas e empíricas) do desenvolvimento econômico, considerando a pluralidade teórica e metodológica que formam a Ciência Econômica.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com um grupo de avaliadores nas áreas diversas temáticas da Ciência Econômica, e contam com diferentes filiações teóricas. Inicialmente, os originais são examinados pelos editores responsáveis para análise do foco e das normas. A editoria da E&D reserva-se o direito de sugerir ou modificar títulos, formatar tabelas e ilustrações, dentre outras intervenções, a fim de atender ao padrão editorial. Os trabalhos, estando em conformidade com a proposta da Revista, serão encaminhados aos avaliadores, sem a identificação de autoria O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de 1 ou 2 especialistas *ad hoc* e dos membros do Conselho Editorial. Os artigos ou resenhas que não estiverem de acordo com as normas e/ou o foco temático da revista não serão apreciados.

 

Periodicidade

Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Competências do Conselho Editorial

Compete ao Conselho Editorial da Revista aprovar ou não os trabalhos submetidos a publicação, sempre com base em, pelo menos, dois pareceres. Em caso de aprovação, poderão ser sugeridas modificações ao autor. Em caso de recusa, não serão anunciadas as razões. A revista se compromete em dar uma resposta por escrito ao autor.

O trabalho dos autores e consultores não será remunerado.

Histórico do periódico

A revista Economia e Desenvolvimento (E&D) é um periódico acadêmico-científico da área de Economia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. Criada em 1995 com edições impressas (com ISSN: 1414-6509), em 1999 passou a ter suas publicações divulgadas por meio eletrônico. Em 2011 integrou-se ao sistema de periódicos da UFSM, passando a seguir o padrão de submissão e publicação já adotado por revistas de outros departamentos da Universidade. A partir de 2018 mudou sua periodicidade de semestral para o fluxo contínuo, com o ISSN:2595-833X