O impacto do Programa Ensino Médio Inovador sobre as proficiências do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5902/1414650975433Palabras clave:
Economia, Desenvolvimento socioeconômico, EducaçãoResumen
O objetivo do artigo é avaliar o impacto do programa ensino médio inovador sobre a proficiência em língua portuguesa e matemática do Sistema de avaliação da educação básica dos alunos do terceiro ano do ensino médio no ano de 2019 em Santa Catarina. Para conseguir esse objetivo a metodologia utilizada é quantitativa: o método quase experimental do pareamento por escore de propensão (PSM) é aplicado utilizando os dados do SAEB.
Após a aplicação do pareamento com escore de propensão, foram identificados um efeito não significante estatisticamente sobre a proficiência em língua portuguesa e um positivo, significante estatisticamente, de 11,33 pontos sobre a proficiência em matemática.
De acordo com esses resultados, o Ensino médio inovador não apresenta efeitos sobre a proficiência em língua portuguesa, enquanto, por outro lado, proporciona um efeito positivo sobre a proficiência em matemática. O programa precisa assim expandir o esforço para ampliar os conhecimentos na área de língua portuguesa e humanística in geral. Ainda que não seja um dos objetivos do ProEMI, esse resultado poderia ser facilmente alcançado, considerando que alguns dos objetivos do ProEMI, como a ampliação do tempo dos estudantes na escola integral e a interdisciplinaridade, podem incentivar a aprendizagem na área de língua portuguesa.
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