Os gastos sociais municipais e os indicadores de qualidade de vida dos municípios gaúchos: o caso metropolitano delta do Jacuí (1991-2008)

Autores

  • Wagner Santana de Fraga Economista pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Angélica Massuquetti Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Luciano Feltrin Professor do Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Economista do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
  • Gabriela da Silva Schumacher Economista pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5235

Palavras-chave:

Desenvolvimento Socioeconômico, Gastos Públicos, Gastos Sociais

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar como os gastos sociais dos municípios que integram o COREDE Metropolitano Delta do Jacuí (Rio Grande do Sul) influenciaram na evolução de seus indicadores socioeconômicos no período 1991-2008. Para tanto, foram analisados os gastos públicos, no âmbito dos municípios do COREDE, com assistência social, saúde, saneamento, educação e cultura, verificando sua relação com a variação do IDESE dos municípios. Como resultados, foi possível observar que os municípios que apresentaram maior expansão do gasto público e do PIB não estão, necessariamente, entre aqueles que possuem os melhores índices de desenvolvimento humano. Portanto, apesar de terem despendido um montante maior de recursos para as áreas sociais e das melhorias obtidas nos seus índices, principalmente na dimensão educação, as demais dimensões analisadas não demonstram sensibilidade somente às variações dos gastos públicos e dos PIB’s municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Santana de Fraga, Economista pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Economista pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Angélica Massuquetti, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFFRJ). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Luciano Feltrin, Professor do Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Economista do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Professor do Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Economista do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Gabriela da Silva Schumacher, Economista pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Economista pelo Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Referências

BISPO, R. S. IDH de Roraima:condicionantes e especificidades. Roraima: UFRR, 1999.Disponível em: <http://www.ufrr.br>. Acesso em: 05 set. 2009.

EMENDA que fixa gastos da União com saúde pública é sancionada com 15 vetos. Clipping FENASPS, Brasília, 17 jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2012.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. FEE. FEEDados. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/feedados/consulta/sel_modulo_pesquisa.asp>. Acesso em: 03 mar. 2012b.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. FEE. Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/sitefee/pt/content/estatisticas/pg_idese.php>. Acesso em: 12 mar. 2012c.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. FEE. Resumo estatístico. Disponível em: <http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/resumo/index.php>. Acesso em: 03 mar. 2012a.

FERNANDES, M. A. C. et al. Gasto social nas três esferas de governo - 1995. Brasília: IPEA, 1998.

GIACOMONI, J. Orçamento público. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

GIAMBIAGI, F.; ALÉM, A.C.D. Finanças públicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Disponível em: <http://inep.gov.br>. Acesso em: 15 mar. 2012.

IPEADATA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Base de dados regionais/contas nacionais. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2012.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de informações gerenciais. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

OSBONE, D.; GAEBLER, T. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. 4ª ed. Brasília: MH Comunicação, 1994.

REZENDE, A. J. et al. A gestão pública municipal e a eficiência dos gastos públicos: uma investigação empírica entre as políticas públicas e o IDH. Revista Universo Contábil, Blumenau, n.1, p.24, jan/abr.2005.

RÜCKERT, I. et al. Finanças públicas e gastos sociais nos municípios do RS: 1995-2003. Porto Alegre: FEE 2008. (Documentos FEE, n.41).

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ. SEPLAG. Regiões funcionais de planejamento e COREDEs. Disponível em:<http://www.seplag.rs.gov.br/conteudo_puro.asp?cod_menu_pai=&cod_tipo_conteudo=&cod_menu=492>. Acesso em: 15 mar. 2012.

SLOMSKI, V. Teoria do agenciamento no Estado: uma evidência da distribuição de renda econômica produzida pelas entidades públicas de administração direta. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo,São Paulo, 1999.

SOUZA, H. Empresa pública e cidadã. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 mar. 1997.

TRIBUNAL DE CONTAS DO RIO GRANDE DO SUL. TCE-RS. 2010. Disponível em:<http://www.tce.rs.gov.br >. Acesso em: 18 mar. 2012.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Como Citar

Fraga, W. S. de, Massuquetti, A., Feltrin, L., & Schumacher, G. da S. (2012). Os gastos sociais municipais e os indicadores de qualidade de vida dos municípios gaúchos: o caso metropolitano delta do Jacuí (1991-2008). Economia E Desenvolvimento, 24(1). https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5235

Edição

Seção

Artigos