Family APGAR Scale: evidências iniciais de validade para utilização em familiares de pessoas com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X63164

Palavras-chave:

Família, Deficiência, Assistência Social, Evidência de Validade, Psicometria.

Resumo

A presença de pessoas com deficiência intelectual em uma família pode modificar o funcionamento e relações familiares. Este estudo teve como objetivo verificar as evidências iniciais de validade de estrutura interna e convergência da versão brasileira da Family APGAR Scale, a fim de avaliar a percepção da funcionalidade familiar em familiares de pessoas com deficiência intelectual, usuárias de serviços da Assistência Social. Participaram deste estudo 185 familiares de pessoas com deficiência, usuárias de um serviço de uma entidade não governamental de atendimentos a pessoas com deficiência em uma capital do sudeste brasileiro. Os resultados a partir de procedimentos fatoriais exploratórios demonstraram a estrutura interna unidimensional da medida adaptada, composta por cinco itens, tendo bons indicadores de precisão do tipo coeficiente de Alpha (α = 0,96) e Ômega (ω=0,96). Também foram observadas evidências de validade convergente entre a medida adaptada neste estudo e a Escala Total de Apoio Social do Medical Outcomes Study (MOS). Com isso, os resultados indicam que a versão brasileira adaptada da medida apresentou propriedades psicométricas adequadas e pode ser utilizada neste contexto e população.

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Biografia do Autor

Crystian Moraes Silva Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutorando na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Lilian Gazzoli Zanotelli, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Alexsandro Luiz de Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Professor pós-doutor da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Gomes, C. M. S., Zanotelli, L. G., & Andrade, A. L. de. (2021). Family APGAR Scale: evidências iniciais de validade para utilização em familiares de pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 34, e10/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X63164