A CIF e a Inclusão Profissional: Políticas Públicas para alunos com Deficiência Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X62652

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Deficiência física, Inclusão Social

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como recurso no âmbito da Educação Inclusiva. O objetivo central deste estudo foi investigar o reconhecimento da utilização da CIF como auxílio na Inclusão Profissional de alunos com deficiência física, matriculados no Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de São José do Rio Preto - SP. O referencial teórico fundamentou os eixos temáticos que envolvem as Pessoas com Deficiência (PcD), a Inclusão Social e a aplicabilidade da CIF. A investigação compreendeu o caráter bibliográfico, documental e pesquisa de campo, utilizando instrumentos, tais como, entrevista e questionário. Foi possível constatar que os alunos não conheciam a CIF e não tinham sido classificados por um recurso biopsicossocial. Após terem recebido orientações a partir dos resultados da classificação, os sujeitos pesquisados compreenderam como poderiam favorecer sua funcionalidade, bem como, perceberam quais são os caminhos que necessitam ser trilhados para possibilitar sua Inclusão Profissional.

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Biografia do Autor

Eber Pinheiro de Assis, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Solange Vera Nunes de Lima D'Água, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP

Professora pós-doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Assis, E. P. de, & D’Água, S. V. N. de L. (2022). A CIF e a Inclusão Profissional: Políticas Públicas para alunos com Deficiência Física. Revista Educação Especial, 35, e33/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X62652