O surdo e a aprendizagem mediada por recursos tecnológicos: uma realidade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X33679Palavras-chave:
Surdo, Recursos tecnológicos, Educação Superior.Resumo
Resumo- Esta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais e/ou da Língua Portuguesa Oral) acerca da aprendizagem mediada por recursos tecnológicos na Educação Superior. Esse estudo foi desenvolvido junto a três estudantes surdos do Curso Letras-Libras-Língua Estrangeira ofertado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores, localizado na cidade de Amargosa-Ba, e teve como objetivo analisar a percepção de estudantes surdos da UFRB acerca da aprendizagem mediada por recursos tecnológicos utilizados no seu processo de graduação desta Instituição Federal de Ensino. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação. Dentre os autores que subsidiaram essa discussão, destacam-se: Vygotsky (1991, 2010); Nóbrega (2016); Corradi (2007, 2011); Galvão Filho (2014); Stumpf (2010); dentre outros autores que abordam acerca da relevância dos recursos tecnológicos e da mediação pedagógica para estudantes surdos. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que, segundo as percepções dos estudantes surdos, alguns docentes utilizam recursos tecnológicos como potencializadores no processo de aprendizagem desses acadêmicos surdos, favorecendo o envolvimento e participação deles na Educação Superior. Tais recursos foram reconhecidos pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedores do processo de aprendizagem, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes.Downloads
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