<b>Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3155Palavras-chave:
Infant educational environments, Evaluation of quality, Scale ITERS-R.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3155
Com a proposta de uma educação infantil inclusiva, são necessários mecanismos para avaliar a qualidade da educação infantil para crianças com necessidades educacionais especiais. A escala Infant/Toddler EnvironmentRating Scale Revised avalia a qualidade de ambientes coletivos de educação infantil sob diferentes aspectos como ambiente físico, interação, atividadese atendimento às crianças com necessidades especiais. Estudos vêm investigando a viabilidade da ITERS-R para o contexto brasileiro. Na direção destes estudos, a pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dostermos e a pertinência do conteúdo dos itens da Infant/Toddler EnvironmentRating Scale – Revised Edition, relacionados a pessoas com deficiência. Foram identificados e traduzidos 12 itens da escala que se referem às necessidades educacionais especiais por especialista bilingue. Os itens foram submetidos à análise de conteúdo por sete especialistas em educação infantil e educação especial, para que avaliassem a pertinência dos itens, e à análise semântica por sete alunos do curso de psicologia, por meio de registro em protocolos de respostas. Os dados foram transcritos e analisadosde maneira qualitativa. Os resultados indicaram que os itens são pertinentes e apontam caminhos para torná-los mais acurados para avaliação de creches brasileiras. Conclui-se que os itens analisados podem contribuir para a promoção e avaliação da qualidade em creches, em relação às pessoascom deficiência, ainda que haja a necessidade de aprimorar a acurácia doconteúdo dos itens.
Palavras-chave: Creche; Avaliação de qualidade; Escala ITERS-R.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).