<b> Adequação curricular: alternativas de suporte pedagógico na educação inclusiva </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1420Palavras-chave:
Inclusive Education, Special Education, Curriculum.Resumo
A organização da educação inclusiva é um processo lento e complexo, havendo a necessidade de investimentos em suportes para toda a equipe escolar. Visando divulgar uma das ações realizadas para a promoção de práticas educacionais inclusivas, numa rede municipal de ensino, de uma cidade do oeste paulista, este trabalho objetiva apresentar um manual elaborado para orientar os profissionais da educação na implementação das adequações curriculares individuais (ACIs) para alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs). O material foi constituído com base em três conjuntos de dados: 1) tabulação da avaliação das adequações curriculares já efetivadas; 2) revisão da literatura; 3) análise de temáticas que emergiram em reuniões de discussão de caso mediadas pelas pesquisadoras com: professores do Serviço de Apoio Pedagógico Especializado (SAPE) com professores e gestores do ensino comum, equipe técnico-pedagógica. A versão final do manual contempla aspectos teórico-operacionais sobre os temas: flexibilização e adequação curricular, educação inclusiva, definição de NEEs, funcionamento do SAPE; e se encerra com uma proposta modelo de ACI. Espera-se que o uso do material subsidie o trabalho pedagógico dos professores na proposição curricular para alunos que se encontram muito distantes do nível acadêmico esperado.
Palavras - chave: Educação Inclusiva; Educação Especial; Currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).