O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização

Autori

  • Marco Antonio Melo Franco Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leonor Bezerra Guerra Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14916

Parole chiave:

Paralisia Cerebral, Práticas pedagógicas, Ensino e aprendizagem.

Abstract

Este estudo teve por objetivo investigar como a interlocução entre profissionais da reabilitação e educadores pode influenciar a elaboração e reelaboração de estratégias pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. A abordagem metodológica foi qualitativa com um modelo de investigação do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com uma professora do ensino fundamental I, no início e final do ano letivo; encontros entre profissionais da saúde e educação (professora) com o objetivo de acompanhar, dialogar e intervir no processo escolar da criança. Foram utilizados os dados registrados nos prontuários da criança, atendida pela Rede Sarah de Hospitais. Os dados foram analisados considerando: os conhecimentos e práticas pedagógicas da professora no inicio e final do ano letivo sobre inclusão e paralisia cerebral, os resultados do processo de interlocução entre os campos da saúde e da educação, e a prática pedagógica da professora. Como resultados identificamos as mudanças conceituais da professora em relação ao processo de inclusão e sobre a paralisia cerebral. Identificamos alterações na prática pedagógica e a construção de novas estratégias a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo das interlocuções.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências/UFOP, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Leonor Bezerra Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Neurociências/UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-05-11

Come citare

Franco, M. A. M., & Guerra, L. B. (2015). O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. Revista Educação Especial, 28(52), 311–324. https://doi.org/10.5902/1984686X14916

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua