A educação especial e a nova filantropia: princípio constituinte da desigualdade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X91807Parole chiave:
Educação especial, Filantropia, Nova filantropiaAbstract
O texto objetiva analisar a constituição da nova filantropia empresarial, suas configurações na sociedade capitalista e como ela se estabeleceu no campo da educação especial. É um estudo de caráter bibliográfico, que buscou como fundamento o materialismo histórico e dialético, especificamente as contribuições de Gramsci, compreendendo que a categoria Estado Integral é essencial para o debate sobre a relação entre público e privado e a filantropia. Como procedimento metodológico, buscou-se investigar a produção acadêmica em quatro bancos de dados e a constituição do campo da educação especial. A busca se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na Livraria Online da Scientific Eletronic no Brasil (Scielo) e na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a partir dos verbetes: filantropia, filantropia empresarial, nova filantropia e filantropização. O estudo constatou que a filantropia e a caridade vêm acompanhando o campo da educação especial no Brasil desde os seus primórdios até hoje, mesmo revestidas do discurso de política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Dessa forma, a filantropia é uma proposta política, econômica e ideológica de dissipar a luta de classe, de harmonização da sociedade e de manutenção do capital.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADRIÃO, Theresa; BORGHI, Raquel. Parcerias entre prefeituras e a esfera privada: estratégias privatizantes para a oferta da educação pública em São Paulo? In: ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera Maria Vidal (org.). Público e privado na educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008. p. 99-110.
BORGES, Adriana Araújo Pereira; BARBOSA, Esther Augusta Nunes. Helena Antipoff e a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais: filantropia e ciência em prol dos anormais. História, Ciências, Saúde, v. 26, p. 163-177, dez. 2019.
BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995.
BUENO, José Geraldo Silveira. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2. ed. São Paulo: Educ, 2004.
BUENO, José Geraldo Silveira; LEHMKUHL, Márcia de Souza; GOES, Ricardo Schers. A relação público/privado nas políticas de educação especial no período ditatorial no Brasil (1964-1985).Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 62, p. 1-23, 2019.
FERREIRA, Mônica Daniele Maciel. As contradições ideopolíticas em torno da assistência social a partir da década de 90: vozes e perspectivas das entidades privadas do DF. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
FONTES, Virgínia. Capitalismo filantrópico? - múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o Marxismo, v. 8, n. 14, p. 15-35, 2020b.
FONTES, Virgínia.O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 3. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/UFRJ, 2010.
FONTES, Virgínia. Pobretologia e falsificação da ira popular. TV Boitempo,4 set. 2020a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rRswefXBYj8>. Acesso em: 31 jan. 2025.
FREITAS, Marcos Cezar de. Mercadores de eficiências e resultados: alta performance contra a escola pública e seu esforço para inclusão de crianças com deficiências. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-24, 2018.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Interações voltadas à cidadania e à filantropia na escolarização de sujeitos que apresentam sequelas motoras. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
GARCIA, R. M. C. Disputas conservadoras na política de Educação Especial na perspectiva inclusiva. In: GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. (Org.). Políticas de Educação Especial no Brasil no início do século XXI. 1. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações do CED - NUP, 2017, v. 1, p. 19-66.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. V. 3: Maquiavel: notas sobre o Estado e a política. 6. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel: a política e o Estado moderno. Tradução de Luiz Mário Gazzaneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno, 7. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
JANNUZZI, Gilberta. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
JANNUZZI, Gilberta; CAIADO, Katia Regina Moreno. APAE: 1954 a 2011: algumas reflexões. Campinas: Autores Associados, 2013.
MANSUR, Maria Cecília Costa. A ação social nas fundações e institutos empresariais: o caso do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
MARQUES, Emanuely Fernanda. Política de educação especial e a reestruturação de instituições especiais no Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
MELETTI, Sílvia Márcia Ferreira. Educação escolar da pessoa com deficiência mental em instituições de educação especial: da política à instituição concreta. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
MESTRINER, Maria Luiza. O estado entre a filantropia e a assistência social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MESTRINER, Maria Luiza. A intrincada relação histórica entre a assistência social e a filantropia no Brasil. In: STUCHI, Carolina Gabas et al. Assistência social e filantropia: cenários contemporâneos. São Paulo: Veras Editora, 2012. p. 39-61.
MONTAÑO, Carlos. (org). Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de interação social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Vitor Hugo de. Escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Paraná: predominância da segregação e da filantropia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
PEREIRA, Mirian Rosa. Um estudo sobre a inclusão escolar e os recursos financeiros para atendimento dos alunos com deficiência, no município de Marabá-PA. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
PERONI, Vera. Políticas educacionais e a relação público/privado. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32. 200, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: Anped, 2009. Disponível em: ˂http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalho_encomendado/32%20ra%20-%20trabalho%20encomendado%20-%20gt15%20-%20VERA%20MARIA%20VIDAL%20PERON.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2025.
PINEDA, Andrea Martini. O valor das diferenças na educação: equidade no discurso e no advocacy do investimento social privado brasileiro. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2023.
RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff e a educação dos “excepcionais”: uma análise do trabalho como princípio educativo. Revista HISTEDBR On-line, n. 33, p. 228-252, 2009.
SHAW, Brent D. Shaw. Charity and the poor in Roman Imperial Society. Religion in the Roman Empire, v. 6, n. 3, p. 229-267 2020.
SILVA, Adriane Giugni da. O movimento apaeano no Brasil: um estudo documental (1954-1994). Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
SILVA, Fabiane Maria. A manutenção da filantropia na educação especial via educação de jovens e adultos: dados do estado de Minas Gerais (2008-2019). In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 40., 2021, Belém do Pará. Anais eletrônicos... Belém do Pará: Anped, 2021. Disponível em: ˂http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_37_10.˃. Acesso em: 01 fev. 2025.
SILVA, Patricia Kunrath; OLIVEN, Ruben George. Filantrocapitalismo versus filantropia para a justiça social: um debate norte-americano sobre como lidar com a pobreza. Mana, v. 26, n. 1, p. 1-33, 2020.
SILVA, Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da. Educação da pessoa com deficiência no estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980: coexistência de atendimento em escolas públicas regulares e em especiais privadas/filantrópicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.
UHLE, Águeda Bernadete Bittencourt. A filantropia e a educação. Educação e Sociedade, n. 42, p. 174-179, 1992.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


