Práticas educativas socialmente justas na escola: uma educação para o bem comum
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X84774Parole chiave:
Justiça social educativa, Subjetividade, Fundos indentitáriosAbstract
A partir do desafio de construir a definição da escola que queremos, sugere-se a escola em sentido amplo como um contexto que avança para a participação, a construção compartilhada –nós– e o bem comum. Nesse sentido, uma escola de nós é uma escola que incorpora práticas educativas sensíveis aos cenários de aprendizagem dos alunos, principalmente dos alunos com maior necessidade de apoio pedagógico de forma corresponsável. A partir do referencial dos fundos identitários e da teoria da subjetividade de caráter histórico-cultural e com base na ideia de justiça social educativa, busca-se lidar com as desigualdades estruturais, as relações de poder e a perspectiva do déficit na educação como discurso dominante a partir de propostas holísticas e integrais. Nesse sentido, detalham-se duas experiências práticas que buscam reconhecer e dar voz a pedagogias que avançam em propostas de inclusão e redistribuição educativa nos espaços escolares.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AINSCOW, Mel. Developing Inclusive Education Systems: What Are the Le-vers for Change? Journal of Educational Change, 6, 109-124, 2005.
APPLE, Michael; BEANE, James. Democratic Schools. Alexandria, Associa-tion for Supervision and Curriculum Development, 2007.
BELAVI, Guillermina; MURILLO, Javier. Democracia y justicia social en las es-cuelas: Dimensiones para pensar y mejorar la práctica educativa. REICE. Re-vista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, 18(3), 5-28, 2020.
BEZERRA, Marília dos Santos. Dificuldades de aprendizagem e subjetivi-dade: para além das representaçoes hegemonicas do aprender. 2014. 158 f. Dissertaçao (Mestrado em Educaçao) - Faculdades de Educaçao, Universi-dade de Brasília, Brasília, 2014.
CLARKE, Matthew.; PHELAN, Anne. Teacher education and the political. Routledge: London, 2017.
COLLET, Jordi. Escoles democràtiques en comú. Primeres notes per produir escoles democràtiques a partir de pràctiques comunitzants. Pedagogia i tre-ball social 6:2, 32-54, 2017.
ESTEBAN-GUITART, Moisés. Advancing the funds of identity theory: a criti-cal and unfinished dialogue, Mind, Culture, and Activity, 28:2, 169-179, 2021.
ESTEBAN-GUITART, Moisés; RATNER, Carl. A macro cultural psychological theory of identity. Journal of Social Distress and Homelessness, 20(1), 1-22, 2011.
ESTEBAN-GUITART, Moisés; SUBERO, David; BRITO, Luis Fernando. La In-corporación de los Fondos de Identidad en un Centro Abierto. El Proyecto FI-CAB. Multidisciplinary Journal of Educational Research, 5(1), 55-81, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed. Continuum, 1998.
GAY, Geneva. Culturally responsive teaching. Theory, research, and prac-tice. Teachers College Press, 2018.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjectivity in debate: Some reconstructed philo-sophical premises to advance its discussion in psychology. Journal for The Theory of Social Behaviour. 1-23, 2019.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJANS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoría, epistemologia e método. Brasil: Alinea, 2017a.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJANS MARTÍNEZ, Albertina. El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Pa-peles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, 13(2), 3-20, 2017b.
HOLLIE, Sharroky. Culturally and linguistically responsive teaching and le-arning. Shell Educational, 2018.
KITAEV, Igor. Private Education in sub-Saharan Africa: A Re-examination of Theories and Concepts related to its Development and Finance. Mecha-nisms and Strategies of Educational Finance, IIPE-UNESCO, 1999.
LADSON-BILLINGS, Gloria. Toward a theory of culturally relevant pedagogy. American Educational Research Journal, 32(1), 465-491, 1995.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: uma aprendizagem diferente. En MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz; CASTANHO, Marisa. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjectividade em foco. Ed. Brasília: Liber Livro, p. 85-109, 2012.
MITJANS MARTÍNEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, educaçao e aprendizgem escolar. Avançando na contribuiçao da leitura cultural-histórica. Sao Paulo: Cortez Editora, 2017.
MOLL, Luis. (2019). Elaborating Funds of Knowledge: Community-Oriented Practices in International Contexts. Literacy Research: Theory, Method, and Practice, 68(1), 130–138, 2019.
MOLL, Luis. L. S. Vygotsky and education. New York, NY: Routledge, 2014.
NUSSBAUM, Martha. Philosophy and economics in the capabilities approach: An essential dialogue. Journal of Human Development and Capabilities, 16(1), 1-14, 2015.
RANSON, Stewart. Re-constituting Education Governance for Cosmopoli-tan Society. LINGARD, Bob; NIXON, Jon; RANSON, Stewart (eds), Transfor-ming Learning in Schools and Communities The Remaking of Education for a Cosmopolitan Society. Bloomsbury Publishing Plc, pp. 184-206, 2008.
RATNER, Carl. Macro cultural psychology, the psychology of oppression, and cultural psychological enrichment. En PORTES, Pablo; SALAS, Spen-cer (Eds.), Vygotsky in 21st century society: Advances in cultural historical the-ory and praxis with non-dominant communities (pp.87-112). Peter Lang, 2011.
RIDDLE, Stewart. Education is a public good, not a private commodity. The Conversation. Disponível em: http://theconversation.com/ education-is-a-public-good-a-private-commodity-31408. Acesso em: 29 set. 2017.
SUBERO, David. Desarrollando fondos de conocimiento: Prácticas educativas socialmente justas en el contexto español. Revista Internacional de Educa-ción para la Justicia Social, 10(1), 13-25, 2021.
SUBERO, David; VILA, Ignasi; ESTEBAN-GUITART, Moisés. Some contempo-rary forms of the funds of knowledge approach. Developing culturally respon-sive pedagogy for social justice. International Journal of Educational Psychology, 4(1), 33-53, 2015.
UNESCO. Replantear la educación: ¿Hacia un bien común mundial? París, UNESCO, 2015.
UNESCO. La educación al servicio de los pueblos y el planeta: creación de futuros sostenibles para todos. Informe de seguimiento de la educación en el mundo 2016. París, UNESCO, 2016.
VALENCIA, Richard. Dismantling contemporary deficit thinking. Educatio-nal thought and practice. Taylor and Francis, 2010.
WILLIAMS, Julian. Alienation in mathematics education: Critique and deve-lopment of neo-Vigotskian perspectives. Educational Studies in Mathematics, 92 (1), 59-73, 2016.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista de Educación Especial
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).