Soroban dos inteiros: material para o ensino de números inteiros a estudantes cegos

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69450

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Números Inteiros, Soroban dos inteiros, Educação especial

Abstract

Este artigo investigou as características que deve possuir um material concreto que favoreça a compreensão epistemológica de números inteiros por estudantes cegos. A lente teórico-metodológica utilizada pautou-se na Perspectiva Lógico-histórica e nexos conceituais articulada ao uso de materiais concretos para o ensino de matemática a estudantes cegos. Os resultados da pesquisa, revelaram o ábaco dos inteiros como material adequado ao ensino de números inteiros a estudantes videntes, cuja abordagem pedagógica pode ser utilizada com estudantes cegos se, adaptado às características do soroban, utilizado por estudantes cegos para registros e operações com números naturais. Nesse contexto, foi desenvolvido o soroban dos inteiros, o qual, por meio do desenvolvimento de tarefas por uma aluna cega, mostrou-se um material adequado para o ensino de números inteiros a estudantes cegos. Concluiu-se que o soroban dos inteiros pode ser um material de inclusão de estudantes cegos, ao permitir que estudantes cegos e videntes estudem os números inteiros sob a mesma perspectiva epistemológica que favoreça sua compreensão.

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Biografie autore

Natali Angela Felipe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR

Mestre pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, PR

Professora doutora da Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, PR, Brasil.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR

Professora doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, Brasil.

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Pubblicato

2022-07-25

Come citare

Felipe, N. A., Basniak, M. I., & Silva, S. de C. R. da. (2022). Soroban dos inteiros: material para o ensino de números inteiros a estudantes cegos. Revista Educação Especial, 35, e28/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X69450

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