<b>Diagnóstico e escolarização: gestos de leitura em Educação Especial</b>

Autori

  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Simone Moschen Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6530

Parole chiave:

Special education, Psychoanalysis, Diagnosis, Reading

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6530

O presente trabalho propõe tomar o diagnóstico como um gesto de leitura que deve incluir suas condições de produção. Para tanto, retoma a concepção de linguagem operada pela psicanálise – cujo modelo se inaugura com a obrade Freud A Interpretação dos Sonhos (1900). A colocação em cena da leitura objetiva abrir espaço para que na atribuição de sentido que todo diagnóstico encerra esteja inscrita a possibilidade de que um não-previsto possa surgirna trajetória escolar dos ditos sujeitos da educação especial.

Palavras-chave: Educação Especial; Psicanálise; Diagnóstico; Leitura.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-11-09

Come citare

Vasques, C. K., & Moschen, S. (2012). <b>Diagnóstico e escolarização: gestos de leitura em Educação Especial</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 435–448. https://doi.org/10.5902/1984686X6530

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Avaliação em Educação Especial