<b>Diagnóstico e escolarização: gestos de leitura em Educação Especial</b>

Autores

  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Simone Moschen Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6530

Palavras-chave:

Special education, Psychoanalysis, Diagnosis, Reading

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6530

O presente trabalho propõe tomar o diagnóstico como um gesto de leitura que deve incluir suas condições de produção. Para tanto, retoma a concepção de linguagem operada pela psicanálise – cujo modelo se inaugura com a obrade Freud A Interpretação dos Sonhos (1900). A colocação em cena da leitura objetiva abrir espaço para que na atribuição de sentido que todo diagnóstico encerra esteja inscrita a possibilidade de que um não-previsto possa surgirna trajetória escolar dos ditos sujeitos da educação especial.

Palavras-chave: Educação Especial; Psicanálise; Diagnóstico; Leitura.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Vasques, C. K., & Moschen, S. (2012). <b>Diagnóstico e escolarização: gestos de leitura em Educação Especial</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 435–448. https://doi.org/10.5902/1984686X6530

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial