Discalculia enquanto (a)normalidade: abordagem na formação inicial de professores de matemática e em periódicos

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44084

Parole chiave:

Normalidade, Discalculia, Formação de Professores

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a discalculia enquanto transtorno de aprendizagem e sua abordagem na formação inicial de professores de Matemática. O trabalho sustentou-se em Souza e Gallo (2002) na tentativa de apontar uma interseção entre esse transtorno e o que tais autores apresentam enquanto (a)normalidade. Em seguida os debates se ancoraram em Pimentel e Lara (2013) e Bastos (2006) para refletir sobre esse transtorno em específico. De modo a investigar o debate que tem sido feito em torno dessa temática, esse artigo se estrutura sob os seguintes momentos: Inicialmente o texto se dispõe a investigar a Discalculia na formação dos professores de Matemática em Goiás por meio de suas matrizes curriculares buscando identificar o espaço propiciado para esse tipo de diálogo nesses cursos. Em seguida, analisa esse tema em duas revistas eletrônicas da área de Educação Matemática e Educação Especial levantando uma amostra sobre a frequência de dados sobre esse assunto e as implicações da promoção (ou não) desse diálogo. Enquanto resultado, percebeu-se que esse transtorno de aprendizagem não é abordado na formação inicial de professores e que o número de obras nos periódicos analisados não é expressivo, corroborando para que tais sujeitos continuem na condição de (a)normais no núcleo de suas salas de aula.

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Biografie autore

Ewerson Tavares da Silva, Instituto Federal de Goiás, Jataí, GO

Mestre pelo Instituto Federal de Goiás, Jataí, GO, Brasil.

Sandra Regina Longhin, Instituto Federal de Goiás, Goiânia, GO

Professora doutora do Instituto Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Jordana de Oliveira do Amaral, Instituto Federal de Goiás, Jataí, GO

Mestre pelo Instituto Federal de Goiás, Jataí, GO, Brasil.

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Pubblicato

2022-03-30 — Aggiornato il 2022-04-13

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Come citare

Silva, E. T. da, Longhin, S. R., & Amaral, J. de O. do. (2022). Discalculia enquanto (a)normalidade: abordagem na formação inicial de professores de matemática e em periódicos. Revista Educação Especial, 35, e9/1–15. https://doi.org/10.5902/1984686X44084 (Original work published 30 marzo 2022)