<b>Enfoque psicopedagógico na relação família e escola</b>

Autori

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Abstract

A família se constituiu com a finalidade de preservar a propriedade privada e defender o casamento monogâmico. Diferentes arranjos familiares se sucederam e conviveram simultaneamente ao longo da história social da família. A hierarquia rígida na organização familiar e na definição dos papéis familiares, a defesa da tradição e o patriarcado constituíram os esteios que resistiram e resistem às mudanças que alteram a estrutura da sociedade. As relações familiares baseadas na obediência dão sinais de transformação passando a se regularem por condutas baseadas em princípios éticos onde o outro da relação é uma condição indispensável para a presença do eu.

Palavras-chave: Família. Educação. Relação Psicopedagógica.

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Come citare

Marquezan, R. (2011). <b>Enfoque psicopedagógico na relação família e escola</b>. Revista Educação Especial, (28), 287–296. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

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