Medir o que valorizamos ou valorizar o que medimos? Globalização, responsabilidade e a noção de propósito da educação

Autori

  • Gert Biesta Brunel University, Londres, Inglaterra

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33482

Parole chiave:

Globalização, Medição, Classificações, Prestação de contas.

Abstract

Uma das mais importantes dimensões do impacto da globalização nas políticas e práticas educacionais foi o aumento das medições comparativas em grande escala do desempenho dos sistemas educativos nacionais. Neste artigo, meu argumento é que em vez de esse desenvolvimento ter respaldado e promovido um debate acerca do bom ensino, essas medições substituíram as perguntas normativas sobre as orientações e os ganhos educacionais desejáveis por perguntas técnicas sobre a produção eficaz de um conjunto particular (e com frequência delimitado) de resultados educacionais. Por um lado, tenciono contribuir para a compreensão da razão pela qual se criou essa situação, e aqui destaco em particular uma mudança de um enfoque substancial e democrático para um enforque técnico e administrativo ,acerca de como se considera a prestação de contas em educação. Por outro lado, ofereço parâmetros para uma discussão mais explícita que se concentre nas perguntas acerca do que se busca obter na educação, não com o fim de especificar de uma vez por todas o que é ou deveria ser o bom ensino, mas para facilitar um debate mais sofisticado, variado e reflexivo acerca de quais poderiam ser os parâmetros de uma boa educação nas escolas, colégios e universidades e em outros ambientes e instituições educativas.

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Biografia autore

Gert Biesta, Brunel University, Londres, Inglaterra

Brunel University, Londres, Inglaterra

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Pubblicato

2018-10-09

Come citare

Biesta, G. (2018). Medir o que valorizamos ou valorizar o que medimos? Globalização, responsabilidade e a noção de propósito da educação. Revista Educação Especial, 31(63), 815–832. https://doi.org/10.5902/1984686X33482

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial