O ensino de química para alunos surdos: uma revisão sistemática

Autori

  • Greice de Souza Vertuan Universidade Federal de São Carlos
  • Lara Ferreira dos Santos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31242

Parole chiave:

Special Education, Deafness, ChemistryTeaching

Abstract

Pessoas com deficiência tem sido tema de diversas discussões nas mais variadas áreas, visto que as Leis que garantem direitos e deveres a este público são recentes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática em bases de dados online que permitiram identificar, categorizar e analisar os trabalhos já realizados com alunos surdos no ensino de Química após a criação da Lei nº 10.436 em 2002. A busca dos trabalhos foi feita na base de dados Portal de Periódicos da CAPES a partir da combinação de sete descritores resultando finalmente em 8 trabalhos pertinentes ao tema. Após a análise dos trabalhos encontrados observou-se que há poucas pesquisas na área, sendo necessário um maior aprofundamento de pesquisas na área de ensino de química para surdos, bem como conhecimento da Libras pelos profissionais da área da educação. 

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Pubblicato

2019-04-03

Come citare

de Souza Vertuan, G., & Santos, L. F. dos. (2019). O ensino de química para alunos surdos: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 32, e44/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X31242

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua